A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) fez uma série de entregas para a reposição de kits do programa Mãe Gaúcha, aos municípios que tiveram seus quantitativos parcial ou integralmente danificados em decorrência das enchentes de abril e maio. As ações ocorreram em cinco cidades das regiões Metropolitana – Canoas, Eldorado do Sul e São Leopoldo – e do Vale do Taquari – Cruzeiro do Sul e Estrela. No total, foram distribuídos 1.985 novos kits.
Em Canoas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) recebeu 1.032 unidades. Armazenados no Centro de Distribuição da prefeitura, os kits originais acabaram sendo avariados quando o local inundou, no início de maio. A maior parte do novo quantitativo será encaminhada a quatro dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O restante permanecerá na sede da SMAS, onde opera provisoriamente o Cras Rio Branco, cujo prédio também foi afetado pelas enchentes.
Em São Leopoldo, a entrega das unidades ocorreu no Cras Nordeste. O equipamento, que atende cerca de 500 famílias por ano, foi fortemente impactado pelas cheias. No local, mais de 750 kits do Mãe Gaúcha foram danificados pelas águas.
Programa Mãe Gaúcha
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia com kits de enxoval para bebê as gestantes em situação de vulnerabilidade social de 390 municípios que aderiram ao edital do programa. Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.