Uma oficina de artesanato, promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e pelo setor de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) está unindo moradoras do bairro Canudos. Na atividade, as moradoras estão realizando confecções de artesanatos e no primeiro dia realizaram a construção de casinhas de caixas de leite.
Quem disponibilizou o espaço para a realização da oficina foi a dona de casa Angélica França, 43 anos, a pedido de outras donas de casa que queriam achar uma forma de ocupar o tempo e, ainda, ganhar um retorno financeiro. A oficineira é Jarli Anabel Kichler, que faz parte da Economia Solidaria. Ela foi a responsável por mostrar o passo a passo para a elaboração do criativo artefato. Enquanto isso, as participantes, com o ajuda da oficineira, repetiam o processo.
Dentre o grupo, que contou com a participação de 10 mulheres, está Ilma Machado, 54 anos. Convidada por Angélica, ela disse gostar desse tipo de atividade, pois se sente valorizada. “Sempre foi meu sonho poder ajudar outras mulheres. E está foi uma oportunidade”, disse ela. Ilma destacou que a ação é importante para que mulheres possam ter uma renda. Jarli concorda e reforça a colocação de Ilma. “Além de gerar renda, a participante encontra diversas possibilidades de transformação, seja da caixinha de leite ou da realidade social”, aponta.
Como participar
Não é necessário fazer nenhuma inscrição. Basta comparecer no dia em que ocorrer o encontro, na Rua Ângelo Bassani, 19, no Loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. O publico alvo é composto por mulheres, mas homens também podem participar. Na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, mais uma oficina será realizada às 14 horas.
Fotos: (Créditos: Patrícia Pedrozo)