Adiantar em uma hora o seu relógio pode dar sonolência durante o dia, insônia de noite, cansaço, irritabilidade e falta de apetite.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O horário de verão começa neste domingo, dia 16, com a finalidade de aproveitar mais a luz natural durante os dias mais longos do ano e economizar energia. Esse novo horário faz com que as pessoas tenham de se acostumar a dormir e acordar uma hora mais cedo.
Segundo a bióloga Cláudia Moreno Louzada, colaboradora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos – GMDRB da Universidade de São Paulo, em entrevista para a Vida Simples, a alteração no horário de sono por conta do horário de verão pode trazer prejuízos à saúde. Entre os prejuízos estão a sonolência durante o dia e a insônia pela noite, além disso, há o cansaço, falta de apetite e irritabilidade.
“Isso acontece porque, em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo, como o ciclo vigília-sono, por exemplo, estão sincronizados entre si e aos ambientes de claridade e escuridão que se sucedem ao longo do dia”, explica a bióloga. De acordo com médicos, a confusão do nosso organismo pela troca de horários é chamada de “desordem temporal interna”.
Todos os moradores do centro-oeste, sul, sudeste e da Bahia no Brasil devem ser afetados e ficar com o organismo desregulado no começo do horário de verão, mas cada pessoa tem sua própria velocidade de ajuste ao horário. “Depois de alguns dias ou semanas, a maioria das pessoas se adapta ao novo horário”, garante Luiz Menna-Barreto, co-autor do livro Relógios Biológicos e Aprendizagem.
Informações de Vida Simples
FOTO: Ilustrativa / Dreamstime