Diretoria Municipal de Trânsito dá algumas dicas para o motorista não deixar a segurança de lado nas estradas
As dicas são para este feriadão, mas o alerta vale para os 365 dias do ano. A diretoria de Trânsito de Novo Hamburgo divulgou uma relação com recomendações de segurança para quem ciar na estrada neste feriadão do dia da criança e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Segundo o diretor de Trânsito, Ricardo Schiavon, entre as dicas estão questões básicas de uma direção defensiva, como evitar ultrapassagens, usar velocidade compatível com o trecho, não transportar passageiros em compartimento de carga e não esquecer de usar o cinto de segurança.
Schiavon lembra que, como o descanso poderá ser prolongado para quem tem folga no dia do professor, na segunda-feira, dia 15, há a possibilidade de que seja duplicada a média de veículos nas estradas gaúchas. E, se aumenta o número de automóveis e motocicletas em trânsito, crescem também as chances de ocorrerem acidentes.
Segundo dados recentes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Semtras), em Novo Hamburgo, das 17 ocorrências com óbito no primeiro semestre desse ano, nove tiveram motocicletas envolvidas, o que evidencia que as dicas também servem para quem fica na cidade.
As estatísticas mostram ainda que acidentes de trânsito são a primeira causa de mortes de crianças de zero a 14 anos. O transporte adequado de bebês e crianças pode ser tão decisivo para garantir a segurança no caso de freadas bruscas ou colisões, quanto fatores como velocidade do veículo e condições da rodovia.
Segundo Schiavon, a melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. Já o cinto de segurança é projetado para adulto com no mínimo 1,45m de altura e, por isso, não protege as crianças dos traumas de um acidente.
O especialista lembra que não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança. O ideal é usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças devem sentar no banco traseiro até 10 anos de idade.
Se beber, não dirija
Um dos pontos que continua preocupando as autoridades de trânsito é a mortal mistura entre álcool e direção. Dos 44 exames efetuados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Novo Hamburgo, em vítimas fatais de acidentes de trânsito (no período de julho de 2006 a julho de 2007), constatou-se que 45% ingeriram álcool e 20% estavam com 0,6 centímetros cúbicos de álcool por litro de sangue, caracterizando infração.
As infrações mais comuns cometidas pelos condutores são ultrapassagem indevida, transporte de passageiros em compartimento de carga, considerada gravíssima; e o não uso do cinto de segurança, considerada grave.
Outras dicas:
*Antes de colocar o carro na estrada é necessário fazer uma revisão básica. Devem ser verificadas as condições dos pneus, equipamentos de iluminação (seta, farol e faroletes), do triângulo e macaco, a validade do extintor de incêndio, o nível do óleo e, é claro, encher o tanque de gasolina. Dirigir um veículo em mau estado de conservação compromete não somente a segurança do condutor, mas também de seus passageiros, de outros carros e pedestres.
*O caminho a ser percorrido durante a viagem precisa ser planejado com antecedência. Assim evitam-se incidentes desagradáveis como pegar a estrada errada ou trechos obstruídos.
*A bagagem deve ser transportada no porta-malas. Seu excesso pode causar problemas no carro, além de prejudicar a visibilidade do motorista.
*O condutor do veículo deve viajar descansado. Muitas pessoas costumam iniciar o trajeto no final do expediente de trabalho, à noite, e acabam dormindo ao volante. É mais seguro viajar depois de uma boa noite de sono.
*A sinalização do trânsito deve ser respeitada. Os condutores de veículo que ultrapassarem o limite de velocidade estarão cometendo uma infração gravíssima, segundo o Código. É preciso observar as placas atuais em cada rodovia. E a atenção deve ser redobrada nas ultrapassagens – jamais deixe de sinalizar.