Integrantes do projeto Mão na Massa, uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, aprendem a fazer sabonete
Nesta terça-feira, integrantes do programa Mão na Massa conheceram mais uma oportunidade de gerar renda de maneira prática e simples. A iniciativa desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas), ocorreu no refeitório da escola municipal Arnaldo Grin, bairro Santo Afonso.
Por meio de uma parceira com a Caixa Econômica Federal (CEF), os alunos aprenderam a fazer sabonete de ervas e sabão líquido para máquina de lavar roupa, que podem ser utilizados para consumo próprio ou como alternativa de renda.
“É bem fácil de fazer, e o cheiro é muito bom!”, garante a dona de casa Teresinha Souza, 42 anos, que assistiu à primeira aula e se manteve atenta às explicações da professora Marina Borges.
Os alunos alegraram a instrutora ao fazerem o sabão em casa, colocando em prática os ensinamentos da última aula. “Eu trago uma semente e passo adiante, esperando que outras pessoas façam bom uso e também transmitam seus ensinamentos”, afirma Marina.
Na oficina desta terça-feira, eles aprenderam a fazer sabonete usando ervas como hortelã, alecrim e camomila. “A intenção é utilizar os nossos recursos, aproveitando ingredientes que podemos encontrar no jardim da nossa casa”, ensina Marina.
Outro ensinamento foi quanto à produção de sabão líquido para máquina de lavar roupa, que não estraga a máquina, não faz espuma, mas limpa e desencarde as roupas.
“Depois de vender a primeira vez, as pessoas te procuram para comprar mais, de tão eficiente que o sabão é”, garante.
Para a atividade desta terça, a Associação Beneficente Floresta Imperial (Abef) doou o lanche e o suco que os participantes consumiram no intervalo da oficina. Na próxima quinta-feira, dia 22, os alunos irão terminar a limpeza da escola Arnaldo Grin, local que é cedido para suas aulas, e plantarão 200 mudas de árvores pela vizinhança.