Petrobras aprova projeto de fábrica de sabão em Novo Hamburgo e irá financiar a iniciativa
A fábrica de sabão da Cáritas, que faz o reaproveitamento do óleo de cozinha usado e funciona junto ao pavilhão da comunidade Católica de Hamburgo Velho, obteve nesta quarta-feira a aprovação da Petrobras para um projeto de proteção e melhoria do meio-ambiente em Novo Hamburgo. Foi solicitado um valor de R$ 20 mil reais, que deve chegar por aqui até o final de agosto.
Os recursos serão utilizados na divulgação e conscientização da comunidade sobre a importância desse tipo de trabalho, bem como para qualificar a produção do sabão em barra que estará levando a marca Cáritas, do detergente e do sabão em pó, que começará a ser fabricado no local, conta o coordenador dos trabalhos Cláudio Roberto Schaab.
Ele conta que a verba será destinada ainda para a compra de bombonas para colocar nos postos de coleta que serão instalados em Novo Hamburgo, junto a escolas, supermercados, postos de gasolina, hospital e outros. Será também comprado máquinas, formas para produção de sabão e ainda material de segurança para cinco voluntárias.
Ainda serão confeccionados materiais informativos para orientar a comunidade sobre o trabalho que está sendo realizado pela Cáritas, sob a coordenação da equipe da Paróquia São Luiz, bem como produzido um DVD para a multiplicação da proposta junto a comunidade escolar.
A equipe de trabalho acredita que, com a chegada desses recursos, será possível também aumentar em muito a produção e elevar a atual transformação de 1,2 mil para 6 mil litros/mês. “Com isso, ganha a comunidade que passa a contar com uma coleta efetiva do óleo de cozinha usado e a natureza, que fica menos poluída”, argumenta Schaab.
Quem desejar contribuir com a doação de óleo usado pode levar o produto que conseguir armazenar em sua casa ou no seu restaurante para o pavilhão anexo a paróquia católica de Hamburgo Velho, ou avisar a equipe de trabalho, pelo telefone: 3035-4678.