Atividade ocorre simultaneamente em mais de 300 cidades do mundo, com palestras e demonstrações
O Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Rio do Sinos – SoftwareLivreVS, realiza neste sábado o Dia da Liberdade de Software 2007. O evento ocorre simultaneamente em mais de 300 cidades no mundo todo, com o objetivo de festejar e divulgar o Software Livre.
Em Novo Hamburgo, a iniciativa será realizada no Campus II da Feevale, Salão de Exposições do Prédio Arenito, com início previsto para às 13h30min. A previsão de atendimento é até às 17 horas.
O evento tem entrada franca. Conforme os organizadores, haverá palestras, demonstração em computadores, distribuição de CDs com Software Livre, exibição de vídeos, contato com a comunidade local e muito software livre para usar em seu computador.
Programação:
Está agendado para ter início às 14 horas uma palestra dividida em duas etapas. Em um primeiro momento, é apresentada uma básica introdução de Shell Script (o que é, onde usar, etc). Na segunda parte, é criado um exemplo simples para o desenvolvimento de um “script”, onde é apresentado o uso de comandos básicos, condições e declarações, e uso de variáveis.
O palestrante será Daniel Bauermann. Este empreendedor diz que, desde 1995, conheceu o mundo Unix através do SCO-Unix passando por HP-UX e AIX. Desde 1999, tem usado várias distribuições Linux na tarefa de administração de banco de dados Oracle, serviços de internet e outros. É bacharel em Análise de Sistemas pela Unisinos e mestre em Computação Aplicada na mesma universidade.
O Dia da Liberdade de Software 2007 em Novo Hamburgo terá ainda, entre 15h e 16 horas, outras atividades que serão tornadas públicas durante a programação inicial.
Segundo o Wikipedia, software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.