A data de abertura da 3ª Ruralfest em Estância Velha, na noite de quinta-feira (25), não poderia ser mais marcante: Dia do Colono e do Motorista e celebração dos 200 anos da Imigração Alemã. A cerimônia de abertura foi realizada no palco principal, onde passarão as principais atrações artísticas e musicais do evento.
Na celebração, as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Estância Velha foram trazidas por Marcos Bottega, acompanhado por seu búfalo Soberano, Mariane Lopes, com seu cavalo Natan da Reservada, e Leonardo Haubert, acompanhado do seu pônei Gaspar, respectivamente. Respeitando a lei eleitoral, nenhuma autoridade foi mencionada ou chamada publicamente.
LEIA TAMBÉM: Ruralfest de Estância Velha é do campo e da cidade
Em seguida, a mascote oficial da feira, a vaca gigante Ruralita, recepcionou os visitantes que movimentaram os pavilhões internos e externos.
“Esperamos que todos tenham uma ótima noite e uma feira ainda melhor. Estância Velha está de braços abertos para receber visitantes de toda a região e celebrar o empreendedorismo, nossos produtores locais e experiências únicas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Viviane Diogo.
A Ruralfest segue até domingo (28), levando o melhor da indústria, comércio, agricultura familiar, exposições e vivências da vida rural para a cidade. A feira está instalada no Campo do Chimarrão (Avenida Brasil, 2621, Lira, Estância Velha) e tem entrada gratuita. Nesta sexta (26), os portões abrem a partir das 13h30.
LEIA TAMBÉM: 3ª Ruralfest contará com peça “Thiltapes – A Caçada Final”
Roda de viola animou os visitantes
Após a cerimônia de abertura, os visitantes puderam prestigiar uma roda de viola ao pé de uma fogueira, instalada ao lado do espaço reservado para os animais. Diversos talentos locais resgataram o sertanejo raiz e o cancioneiro rural, revezando músicos, instrumentos e muito sentimento.
Oficinas gratuitas na sexta-feira
A programação desta sexta começa com a abertura dos portões, às 13h30, seguida da primeira oficina gratuita, voltada para adultos e crianças. Na oportunidade, técnicos da Emater e profissionais da apicultura realizarão a oficina de Abelhas sem Ferrão.
Na sequência, às 15h30, a Happy Farm vai promover a oficina de aleitamento de búfalos, também para grandes e pequenos.
A programação cultural começa às 19 horas, com o show do talento local Thiago Ochoa, seguido de Luiza Diniz e Charles Daniel. A noite desta sexta termina com o show da JJSV, que promete lotar o palco principal.
Leia a edição do jornal O VALE especial e histórica sobre o Bicentenário da Imigração Alemã