As cidades em situação de emergência estão sendo monitoradas pelo Estado e Defesa Civil já alerta que a chuva deve voltar entre esta quarta ou quinta-feira.
Há 19 municípios com situação de emergência decretada no Rio Grande do Sul devido os efeitos das fortes chuvas, enchentes, vendavais e granizo – Triunfo é o mais recente da lista. A Defesa Civil do Estado monitora o nível dos rios e encaminha apoio às populações atingidas, em sintonia com a Defesa Civil dos Municípios e Comitê de Ação Solidária. Pode voltar a chover no Estado entre esta quarta-feira, 30 e amanhã, 1º.
Ao todo, 46 mil pessoas estão afetadas no Estado. Conforme a Defesa Civil, população afetada é aquela de alguma forma prejudicada devido a, por exemplo, danos em residências, lavouras, pontes, estradas interrompidas, corte de energia elétrica, corte de água e cancelamento de aulas.
O governo do Estado até agora já enviou à população diretamente atingida, por meio da Defesa Civil, 26 mil telhas, 450 kits (colchão, cobertor e lençol) , 300 cestas básicas (23 quilos, 15 itens) e 23 rolos de lona plástica (cada um com 100 metros).
Diminuiu o número desabrigados e desalojados. O total de desabrigados já foi de 1,2 mil pessoas e agora há menos da metade. A população desalojada passou de 3,6 mil pessoas para menos de 2,4 mil pessoas. A cada hora esse cenário se modifica devido a queda do nível dos rios nos Vales do Caí, Taquari e Sinos. Mas o quadro poderá se alterar se as chuvas se concentrarem nessas áreas, avisa a Defesa.
Cidades em situação de emergência
Os municípios que decretaram situação de emergência são: Triunfo, Bom Retiro do Sul, Taquari, Tabaí, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Mato Leitão, Vera Cruz, Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Parobé, Três Coroas, Maquiné, São Francisco de Paula, Constantina, Tupanci do Sul, Herval e Barra do Guarita.
Governo do Estado