Todos querem ter boa sorte no novo ano, e para isso, há inúmeros rituais e simpatias que prometem um ano maravilhoso. E está na cozinha as maiores e mais saborosas crenças do último dia do ano.
Para a ceia de Reveillon deve-se esquecer o peru de Natal, pois aves não devem ser servidas na ceia de Ano Novo, elas ciscam para trás, significaria um atraso e possuem asas, podendo assim, fazer a felicidade voar embora.
O ideal é preparar carnes como carneiro, boi e principalmente porco, o mais indicado, pois é um animal que fuça a comida e empurra a terra para frente, nunca caminha para trás. Peixes considerados “destemidos” também são recomendados, como salmão, atum e bacalhau.
A tradição manda comer lentilha, ou na falta desta, feijão, pois como no cozimento os grãos aumentam de volume, acredita-se que trazem fortuna. Algumas frutas secas ou cristalizadas também são recomendadas, tais como pêssego, figo e amêndoa ou avelã que trazem mais sorte e fortuna também.
Deve-se comer uma romã e guardar sete de seus caroços na carteira, pois segundo a crença, a sorte também o acompanhará. E para atrair prosperidade para o ano que chega, comer sete bagos de uvas pretas. E a bebida ideal, é certamente a champagne, pois é uma bebida nobre.
Mesmo sendo cético, vale a pena experimentar algumas deliciosas receitas com ingredientes que trazem bons presságios, mesmo que só pelo simples fatos de se deliciar com esses sabores.
Delicie-se com algumas sugestões para seu jantar especial de Ano Novo:
› Taça de sorvetes e frutas
› Salada de folhas com Atum
› Batatas Gratinadas ao Curry
› Arroz com lentilhas e bacon
› Lombo com molho de cerveja preta
› Pernil de porco na cachaça
› Ponche de frutas
› Ponche de Melancia Tin Tin
› Arroz ao champagne com romã