Hoje começo o meu espaço pela ‘referência’. Antes, porém, faz-se necessário dizer que demorou a cair a ficha para a importância do FeMusik-Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo. Desde sábado 362 músicos, do Brasil e do exterior, participam de atividade das mais intensas, como prática diárias em Orquestra Sinfônica, Orquestra Filarmônica, Banda Sinfônica, Big Band, Coro, Camerata de Violões e diversos grupos de câmara.
Na noite desta terça-feira, 25, acompanhei na Fundação Scheffel a final do concurso de jovens solistas. Seis apresentações de encher os olhos, digo, os ouvidos. Um violonista, dois pianistas e dois violinistas encantaram o público que lotou o espaço.
A primeira foi de Bruno Duarte, 27 anos, de Portão, aqui no Vale do Sinos. Ao violão, apresentou Concerto de Aranjuez. Depois Bruno Sousa, 25 anos, de Penápolis/SP, ao saxofone; Mariaclara Welker, 19 anos, de Porto Alegre, ao piano; Matheus Oshiro, 17 anos, de São Paulo, também ao piano; e no violino, Joahan Lima, 21 anos, de Várezea Grande/MT; e Davi Costa, 25 anos, de Belém/PA.
Guardem bem este nome: FeMusik. Veio para ficar, mas acima de tudo, para colocar Novo Hamburgo no mapa da música erudita. Esta edição inicia a contagem regressiva das comemorações dos 200 anos daImigração Alemã no Brasil (25 de julho de 2024) e fortalece o projeto “Núcleo de Orquestras”, da Prefeitura, único na América Latina.
De parabéns o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso; o diretor artístico da Orquestra e Sopros de Novo Hamburgo, Gustavo Müller, diretor-geral deste FeMusik, e a todos os envolvidos, entre eles 30 professores nacionais e internacionais. Nesta quarta-feira tem mais. Aliás, até domingo tem muito mais.
Senti falta dos agentes políticos
Muita gente de bom gosto musical na Fundação Scheffel para a final do concurso de jovens solistas do FeMusik. E nenhum vereador, nenhum secretário, exceto Ralfe, da Cultura.
Nesta quarta e quinta-feiras, 26 e 27, tem recital de música de câmara com professores do festival, ambos na Scheffel; sexta-feira concerto da Banda Sinfônica, no Centro de Cultura; sábado concerto de alunos e camerata de violões na Scheffel e concerto orquestra filarmônica no Centro de Cultura; e domingo o grande encerramento. A orquestra sinfônica, solistas e coros convidados apresentam Carmina Burana, sob regência do maestro Linus Lerner.
Quem está à frente?
O FeMusik e uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo e a Orquestra de Sopros de NovoHamburgo.
Vereador vai a São Paulo conhecer o rebU
O transporte por aplicativo veio para ficar. Para o usuário, uma série de vantagens, como buscar na porta de casa, largar no trabalho, possibilidade de carona e preço acessível. Para o motorista, uma renda. Mas o grande lucro é da operadora. Por isso em São Paulo nasceu o rebU (assim mesmo, com o “u’ maiúsculo).
Este aplicativo define um ganho maior para o motorista e receita para o serviço público, pois os impostos ficam no Brasil. Para conhecê-lo, o vereador de Novo Hamburgo Raizer Ferreira (PSDB) viajou à Capital paulista. Já teve agenda ontem a Câmara de Vereadores e amanhã será com técnicos da prefeitura. Ideia é ‘importar’ o rebU para o Rio Grande do Sul.
Antes que perguntem por que não critico a viagem do vereador, informo: ele foi a São Paulo com recursos próprios, sem despesas ao erário.
Presidente do MDB Mulher em Novo Hamburgo
O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, é comemorado em grande estilo pelo MDB Afro de Novo Hamburgo. Nesta quinta-feira, o partido recebe em sua sede a presidente do MDB Nacional, Kátia Lobo. Primeira mulher negra a presidir o Diretório estadual do núcleo no estado do Rio de Janeiro, ela tem atuação em defesa das causas femininas e do povo negro. A vinda de Kátia foi uma articulação do presidente do Diretório de Novo Hamburgo, Deiwidi Amaral.
Durante o encontro com Kátia Lobo, as mulheres emedebistas vão promover a Noite de Pizza. Convites para assistir ao bate-papo e comer pizza estarão sendo vendidos por 20 reais.
Fernandinho ganha outra ação
Ação do PDT nacional, que tentava o mandato do vereador de Novo Hamburgo Fernandinho Lourenço foi votada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e o parlamentar saiu vitorioso. O partido pleiteou a vaga por infidelidade partidária, pois no ano passado Fernandinho chegou a trocar de sigla e concorreu a deputado estadual pelo Avante. Em julgamento nesta terça-feira, 25, o TRE rejeitou por unanimidade a ação pedetisa “por perda de objeto”. Logo depois da eleição o vereador retornou ao PDT.
Veja alguns vídeos do I Femusik:
Davi Souza da Costa, 25 anos, Bélem – PA