Durante período da tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema até que um cardeal alcance 2/3 de todos os votos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O conclave, reunião em que cardeais escolherão o novo Papa, irá começar na próxima terça-feira, dia 12. O pronunciamento foi feito nesta sexta-feira, 08, pelo Vaticano.
A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo definida, está mantida uma nova congregação que será realizada no sábado, 09. Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais que possuem o direito de votar, nas congregações todos aqueles que estão no Vaticano podem participar.
Isolamento
Os cardeais não vão poder receber informações externas durante a reunião. Além disso, eles não podem ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet. Tais normais estão previstas na Constituição Apostólica.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, para garantir tal sigilo, vão ser instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A ação já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, local onde têm ocorrido as congregações.
Os cardeais não terão que ser revistados para entrar na Capela Sistina. Por outro lado, funcionários devem ter de se submeter a um detector de dispositivos.
Lombardi também ressaltou que os quartos precisam ser sorteados”Não há diferença entre os quartos, é apenas uma questão de organização para manter a igualdade entre todos e não haver privilégios entre os cardeais”, disse.
Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou sua renuncia no dia 11 de fevereiro. Este foi o primeiro pontífice a deixar o cargo em mais de seis séculos. Ato como este criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Após a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, localizada há 25 km do Vaticano. Ele deve permanecer por lá pelos próximos dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano.
Informações de Portal G1
FOTO: reprodução / diariodigital.sapo.pt