O primeiro procedimento recomendado é se proteger com luvas e botas que evitem o contato com a água ou o lodo presentes em ambientes como casas e ruas.
Com o nível da enchente reduzindo, as pessoas precisam ter outro cuidado ao retornar para as suas casas: água contaminada com doenças que podem causar problemas sérios. A Secretaria de Saúde alerta para o possível contágio de leptospirose, tétano, hepatite A, cólera, dentre outras, causadas pelo contato ou consumo de água ou alimentos contaminados.
Após o período de enchentes, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) fornece informações cruciais sobre os procedimentos necessários para garantir a segurança da população. O primeiro procedimento recomendado é se proteger com luvas e botas que evitem o contato com a água ou o lodo presentes em ambientes como casas e ruas. Essa medida de proteção pessoal é essencial para evitar o contato direto com a água contaminada.
Em seguida, é necessário utilizar água limpa e produtos de limpeza, especialmente água sanitária, para realizar a limpeza dos locais que serão posteriormente utilizados. Essa limpeza é fundamental para eliminar possíveis microrganismos patogênicos que podem estar presentes após a enchente.
A Secretária de Saúde, Drª Suzana Ambrós Pereira, destaca a importância de manter o ambiente limpo, arejado e aquecido, especialmente durante a época de baixas temperaturas e alta umidade. Essas condições são propícias para a proliferação de doenças, como a leptospirose, e outras que causam problemas respiratórios. Portanto, é fundamental garantir um ambiente saudável para evitar complicações adicionais.
Além da água contaminada, entulhos e destroços gerados pela força da água também representam um perigo. Devido à possibilidade de lesões causadas por metais ou objetos cortantes, como pregos e pedaços de vidro, é recomendável entrar em contato com a Secretaria de Obras para agendar a remoção adequada desses materiais. Os números de contato são (51) 9 9803 3629 (WhatsApp) ou (51) 3597-1202 (telefone).
Foto: Divulgação/PMCB