O restauro do Monumento ao Imigrante, marco mais antigo de Novo Hamburgo, começa em maio de 2025. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), no local da obra, com a presença do vice-prefeito Gerson Haas e do secretário de Cultura, Angelo Reinheimer.
A intervenção é resultado de projeto da Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do RS, com patrocínio das empresas Formas Kunz, Sulgás, Sinoscar e Companhia Zaffari. Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 790 mil no restauro externo, com duração prevista de dez meses.
Erguido em 1927, o monumento celebra o centenário da imigração alemã e a emancipação do município. Com 23 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto alemão Ernest Karl Ludwig Seubert, no ponto considerado o primeiro lote colonizado por imigrantes na cidade.
A restauração arquitetônica será conduzida por Jorge Stocker Júnior. A empresa Insito, Arquitetura e Restauro executará a obra, sob responsabilidade técnica de Ingrid Arandt. Os ornatos e placas de mármore serão restaurados pela conservadora Flávia Duque-Estrada.
LEIA TAMBÉM: Morre Dom Zeno Hastenteufel, bispo emérito da Diocese