O líder da Legião Urbana faleceu há 15 anos, devido a aids. Sua música influenciou gerações no passado – e permanece.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A morte de Renato Manfredini Júnior, ou apenas Renato Russo, completa 15 anos nesta terça-feira, dia 11. O compositor, cantor e poeta brasileiro morreu aos 36 anos, quando a aids o fez parar de se alimentar e o deixou pesando somente 45 kg.
O cantor foi o líder do grupo Legião Urbana, que emplacou hits como “Pais e filhos”, “Quase sem querer”, “Que país é este?” e “Geração coca-cola”. Nas suas composições, Renato Russo fazia críticas sociais no final da ditadura militar, mas também falava sobre relacionamentos e amor. Excêntrico e assumidamente bissexual, sua presença de palco contagiava multidões.
No final da carreira, o cantor chegou a dividir palco com outras estrelas como Adriana Calcanhoto, Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo e Erasmo Carlos. Hoje, ainda é adorado e lembrado por novas gerações.
Recentemente, a música “Tempo perdido” foi escolhida para ser trilha sonora do filme O homem do futuro, interpretada por Alinne Moraes e Wagner Moura. Relembre e compare a versão do filme com a original:
[nh]jmkCk5EmSG0[/nh]
[nh]YqLizSABpu8[/nh]
Informações de Exame
FOTO: reprodução / Exame