Obras de revitalização do porto devem transformá-lo em um complexo para lazer, gastronomia e negócios na capital do Estado, Porto Alegre.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Nesta quarta-feira, dia 23, o Cais Mauá, de Porto Alegre, será entregue à iniciativa privada, a fim de começar suas obras de revitalização. As obras, que devem levar seis meses para começar, devem ser concluídas em um prazo máximo de quatro anos, segundo informa a Porto Cais Mauá Brasil, concessionária responsável pelas obras.
“Pretendemos estar com a parte dos armazéns revitalizados para a Copa do Mundo”, afirmou o diretor-presidente da Porto Cais Mauá, Mário Freitas. De acordo com ele, as estruturas básicas dos armazéns não podem ser modificadas, já que são um patrimônio histórico. Por conta disso, a concessionária deve colocar uma parede de vidro para que, assim, a população observe o trabalho dos projetistas e opinem no processo.
“Queremos transformar o local em uma área mais aprazível para as pessoas”, garante Freitas. Para isso, o Cais Mauá deve ser transformado em um complexo para lazer, gastronomia e negócios na capital gaúcha. No projeto, está prevista a construção de uma cortina de água com iluminação no muro do cais. Além disso, uma área de shopping, um hotel e três torres devem ser construídas. A torre mais alta terá 30 m.
O investimento para as obras pode chegar em R$ 570 milhões. Um shopping subterrâneo deve ser feito na zona do Gasômetro, aonde será feita uma área verde emendada à Praça Brigadeiro Sampaio. Para todo esse projeto funcionar como citado acima, será rebaixada em um trecho de 150 m a avenida Presidente João Goulart. A fim de ampliar o espaço, serão feitas passarelas de madeira à beira do Guaíba, que devem avançar toda a extensão do cais.
Informações de Zero Hora
FOTO: Diego Vara / Agencia RBS