Calçados produzidos com lã de ovelha são lançados nesta quinta-feira, às 17h, na loja Inverso, em Sapiranga
Na tarde da próxima quinta-feira, dia 5, estarão sendo lançados dois modelos de alpargata produzidas com lã de ovelha, da marca TeceLãs – Güntherland, que a partir de agora passam a ser comercializadas. O evento acontece a partir das 17h, na loja Inverso, em Sapiranga (Av. Presidente Kennedy, 26).
Inicialmente, serão apresentados dois modelos: a alpargata convencional e a alpargata com zíper, ambas produzidas com lã de ovelha artesanal em tear manual e solado vulcanizado. A produção das peças é realizada na Güntherland, propriedade rural em Araricá, que se dedica à criação de ovinos para carne, artesanato em lã e cultivo de produtos agrícolas sem utilização de agroquímicos.
Conforme a artesã e proprietária da Güntherland, Sílvia Reich, a comercialização objetiva o aproveitamento total da cadeia produtiva da ovelha. “O artesanato entrou como uma complementação na nossa propriedade, visando torná-la sustentável. A comercialização, será realizada, inicialmente, na cidade de Sapiranga e, dependendo do resultado, existe um plano de expansão”, comenta.
Rede TeceLãs é projeto de extensão da Feevale
O projeto de extensão com a Rede TeceLãs, começou a ser desenvolvido em parceria com o Centro de Design da Feevale, em 2007. Segundo o professor e coordenador do Centro, Roberto Affonso Schilling, a geração de conhecimento acadêmico e a continuidade desse produto numa cadeia produtiva inédita para a Instituição, até a colocação no mercado, foi de grande importância para os alunos.
“Permitiu a aquisição e geração de novos conhecimentos, tanto em questões específicas de produção artesanal de lã, desde as fases iniciais, até o acabamento dos produtos finais, bem como a experimentação de novas aplicações”, avalia.