Comissão da Câmara Federal aprova emenda que pode garantir R$ 75 milhões para ações de fomento ao setor
De Brasília, vem boas notícias para a economia solidária. A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara Federal aprovou uma emenda ao Plano Plurianual 2008-2011, de autoria do deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT), que prevê R$ 75 milhões ao ano para ações de fomento e assistência técnica a empreendimentos econômicos solidários.
Trata-se de um incentivo à prática que vem ganhando cada vez mais espaço em Novo Hamburgo. Há inclusive a possibilidade da cidade ganhar uma feira permanente de Economia Solidária, conforme proposta levada a representantes da prefeitura e noticiada pelo novohamburgo.org
Agora, a possível vinda de recursos é comemorada. “A aprovação desta emenda na Comissão que tem direito somente ao encaminhamento de cinco proposições indica que o tema da Economia Solidária começa a ganhar espaço e legitimidade na Câmara dos Deputados”, destacou Zimmermann.
O deputado afirmou ainda que a aprovação da emenda é o primeiro passo para garantir mais recursos no orçamento para o setor. “Agora é necessário fazer um trabalho de sensibilização junto ao Relator do PPA, deputado Vignatti (PT-SC), para que ele acolha a emenda dentro do seu relatório”, afirma Tarcísio. Ele sugere que o Conselho Nacional de Economia Solidária e as organizações estaduais dialoguem com o Vingnatti no sentido de assegurar o sucesso desta emenda.