Cupcakes sem glúten foi criado especialmente para pessoas celíacas. E ainda: Ovo de Páscoa caseiro é opção para quem quer fugir do preço das indústrias.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A chefe de cozinha e tecnóloga em gastronomia, Denise Ribeiro Werneck, criou uma receita especial de Páscoa para pessoas que não podem ingerir glúten no organismo, também conhecidas como celíacas. O ingrediente é a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada, e no malte (sub-produto da cevada).
De acordo com a Associação dos Celíacos do Paraná – Acelpar, a ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos.
Denise explica que passou a criar receitas especiais logo após descobrir que uma das filhas tinha a doença. “No começo eu fiquei desesperada porque tive que adaptar toda a alimentação da minha filha, afinal, ela não pode ingerir nada de glúten. Depois, com o tempo, eu fui me adaptando e hoje me tornei especialista”, relata Werneck, que afirma ainda que teve que adaptar a alimentação de toda a família em virtude da filha.
“Como ela precisa de um cardápio especial, toda a família come a mesma coisa. E isso é ótimo porque os produtos sem glúten são mais saudáveis”, acrescenta. Uma das receitas criadas por ela é cupcake de chocolate. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos e a receita rende, em média, 15 cupcakes.
Para preparar esta receita, ela fez um preparo de uma farinha especial, que substitui a farinha de trigo, com 6 xícaras de farinha arroz, uma xícara de fécula de mandioca e duas xícaras de fécula de batata. “Com essa mistura, totalmente sem glúten, e com uma colher de chá de goma xantana, é possível preparar vários outros pratos como pizza, bolo, panqueca, torta de liquidificador, entre outros”, completa.
Cupcake sem glúten
1 xícara de leite
1 xícara de acúcar refinado
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de goma xantana
1 e 1/2 xícara de farinha preparada (receita acima)
3/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) fermento em pó
Recheio
Doce de leite cremoso
Para a cobertura
– Creme de leite
– Chocolate
– Confeitos para enfeitar (todos os ingredientes devem ser específicos para celíacos)
Instruções
– Em uma batedeira, misture primeiro os quatro ovos, o óleo, a goma xantana e o leite. Bata por aproximadamente dois minutos ou até que a massa atinja um ponto cremoso.
– Depois, acrescente o chocolate em pó, a farinha misturada, o fermento e o açúcar.
– Em seguida, coloque a massa nas formas especiais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Segundo Denise, para verificar o ponto basta fazer o teste do palito. “É só fazer um furo no bolinho. Se o palito sair seco quer dizer que está no ponto”, explica.
– Depois de assado, faça um furo no meio do cupcake e recheie com o doce de leite.
– Depois é só cobrir com a cobertura feita com o chocolate derretido e o creme de leite. Coloque os confeitos para decorar.
Ovo de Páscoa simples
Alguns preferem os Ovos de páscoa de marcas famosas, já outros não abrem mão dos ovos de páscoa caseiros. E pensando nessa segunda opção que selecionamos esta receita que ensina como fazer ovos de Páscoa, uma dica bastante fácil de ser seguida e que traz bons resultados.
Ovo
-500 gde cobertura de chocolate meio amargo
Recheio
-100 gde côco seco em flocos
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 abacaxi grande em cubos médios (cerca de600 g)
Modo de Preparo
1- Comece preparando o recheio: cozinhe o abacaxi, o açúcar e o coco em fogo baixo, mexendo até obter um doce bem seco. Deixe esfriar e reserve.
2- Derreta e tempere o chocolate meio amargo.
3- Faça o suporte do ovo com cerca de ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido e temperado.
4- Modele o ovo utilizando a técnica para ovos com cascas recheadas.
5 – Decore o ovo: depois que os ovos estiverem secos e desenformados, com um rolinho de espuma espalhe uma camada de chocolate em cada metade do ovo dando uma finalização texturizada. Leve à geladeira para secar.
6 – Montagem: aqueça levemente uma assadeira ou placa de alumínio, coloque rapidamente as metades do ovo e cole-as em seguida, segurando-as até secar. Coloque um pouco do chocolate meio amargo sobre o suporte de chocolate e apóie a base do ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane transparente e prenda-o com um laço de fita.
Não deixe o Ovo de Chocolate derreter
1 – O segredo para o chocolate não derreter é o choque térmico que você da nele.
2 – Se você derreteu o chocolate e colocou em uma pedra de mármore e mexeu ele até esfriar não era para estar derretendo.
3 – Depois do ovo pronto não é recomendado deixá-lo muito tempo na geladeira, deixe somente até endurecer, depois tire da geladeira, embale e deixe em um lugar arejado.
Informações de Portal G1
FOTO: reprodução / Portal G1