Ao todo, 700 famílias já são cadastradas no projeto.
Na última sexta-feira, 12, foi realizada uma nova rodada de entregas dos cartões do São Léo Mais Renda na Paróquia Santo Inácio a 200 novos beneficiados. O secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo da Silva, diz que, até o momento, 500 famílias leopoldenses em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com o programa e, com a terceira entrega, o número saltou para 700 famílias. “No primeiro encontro, em junho, entregamos cartões a 250 famílias. Em julho, na segunda entrega, mais 250 famílias foram beneficiadas. Agora em agosto, na terceira entrega, estamos orgulhosos em anunciar que mais 200 famílias em situação de vulnerabilidade serão contempladas com o programa”.
Fábio acrescenta que o programa surgiu mediante a preocupação do governo de São Leopoldo com as famílias financeiramente vulneráveis, sobretudo em um contexto de alta inflação e inação do Governo Federal.
O Secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, reiterou que os frutos desse olhar para a população mais vulnerável se convertem em crescimento para o município. “São Leopoldo não para de crescer economicamente, e muito disso vem do olhar acolhedor do governo municipal. Os frutos que nossa cidade está colhendo são o resultado de um trabalho coletivo. Esta conquista é de todos nós”, comenta Spolaor que representou o prefeito Ary Vanazzi na cerimônia.
A secretária de Direitos Humanos, Nadir Jesus, sinalizou que o governo municipal está comprometido com a população mais vulnerável e que a luta para construir um município mais acolhedor segue. “Este projeto reitera nosso compromisso com São Leopoldo e seus moradores. O poder público leopoldense se orgulha do comprometimento com a população vulnerável e seguiremos na construção de uma São Leopoldo acolhedora, uma São Leopoldo de todos para todos”, afirma Nadir.
São Léo Mais Renda
O Programa São Léo Mais Renda é um programa municipal de transferência de renda que prevê a contemplação de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade até o fim de 2022 com o benefício de R$ 200 mensais pelos próximos 12 meses. A desvinculação se dará automaticamente ao final dos 12 meses, ou a pedido da família ou por não cumprimento das condicionalidades. A emissão dos cartões dos beneficiários foi realizada pelo Banrisul, a partir de listagem repassada e atualizada pela Secretaria de Assistência Social (SAS). O recurso será depositado nas agências correspondentes. O cartão poderá ser utilizado em São Leopoldo, sendo possível somente para a compra de alimentos, fortalecendo o comércio local. O desbloqueio do cartão se dará no seu primeiro uso, com a utilização de senha que a pessoa recebeu na entrega do cartão.
Foto: Divulgação/PMSL