Servidores municipais recebem reposição salarial de acima da inflação acumulada a partir do mês de maio.
A prefeitura autorizou um reajuste de 4% na folha de pagamento dos servidores sobre o salário de abril a ser pago em maio. O reajuste, acima da inflação, é o entre muitas das cidades da região, com reposições que superam às concedidas pelo governo federal e estadual. O índice supera a inflação do período, acumulada em 2,81% (INPC) e, desde o início da gestão, já soma 21,96% de reposição, contra 14,61 de inflação.
“Estamos concedendo cerca de 30% a mais que a inflação, investimos em planos de carreira e ainda temos uma cidade para administrar num panorama de pouca disponibilidade de recursos. No momento é tudo o que podemos oferecer”, afirma o prefeito Jair Foscarini, destacando que as eventuais perdas que tenham prejudicado os servidores são resultados de gestões passadas.
O índice concedido por Novo Hamburgo, em comparação com as cidades da região, é maior, não apenas neste ano, mas também em 2005 e 2006. Campo Bom, por exemplo, concedeu reajuste de 4% e 3% nestes dois anos e, agora, 3,2%. São Leopoldo, 7,5% e 4,15%, onde ainda não houve reajuste este ano. O mesmo ocorre com Dois Irmãos que não reajustou esse ano e em 2005 e 2006 concedeu 6%, respectivamente, aos servidores.
“Como se pode comparar, a reposição dos servidores aqui ainda é bem superior à inflação e muito melhor que em outras cidades, por isso estranhamos essas manifestações que vêm ocorrendo. No Estado, por exemplo, os servidores nem terão aumento e na âmbito federal, é ínfimo”, afirma o prefeito.
A Prefeitura oferece aos servidores com carga horária de 40 horas, além desse reajuste, auxílio alimentação em forma de tíquetes refeições no valor de R$ 6,00 cada, com um total de 22 tíquetes mensais. O servidor terá co-participação proporcional ao seu vencimento em índices que variam entre 3 e 6% sobre o salário.