O grupo Bernoulli, de Belo Horizonte, tem questão semelhante a do Enem e simulado do cursinho pré-vestibular. Porém, o colégio se defende de acusações.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Após 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, terem vazado no Colégio Christus, de Fortaleza, no Ceará, agora um colégio de Minas Gerais teria uma questão semelhante ao exame.
Leia Mais
Defensoria Pública recomenda anulação das questões do Enem ou cancelamento da prova
Uma questão do simulado de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do cursinho pré-vestibular do Grupo Bernoulli, de Belo Horizonte, é semelhante a um item do caderno amarelo, da prova de matemática do Enem. Já o colégio, através de nota, se defendeu apontando as diferenças da questão do seu simulado e do Enem.
A questão do colégio Bernoulli é de número 77 do simulado 08, e apresenta uma figura de um medidor de energia elétrica de resistência. De acordo com a questão, o relógio de luz funciona por meio de quatro relógios inferiores, que marcam milhar, centena, dezena e unidade, e seus ponteiros marcam 2614 kWh de potência.
No final da questão, o simulado de Bernoulli fornece outro relógio de luz, para que o candidato indique a diferença da energia utilizada entre as duas ilustrações e em quanto tempo essa energia seria suficiente para abastecer um chuveiro elétrico de 5000 W. O item 137 do caderno amarelo do Enem, porém, pede para que o candidato identifique qual a potência do relógio de luz pela figura, que era idêntica a ilustração do simulado. O resultado, 2614 kWh, era o mesmo.
Na nota de esclarecimento, o colégio se defendeu afirmando que as ilustrações idênticas são apenas uma coincidência. “A semelhança entre os itens se dá tão somente pelo fato de ser utilizado o relógio de luz e de haver uma explicação sobre como ele funciona, para evitar que o candidato erre a questão por não saber como se faz essa leitura”, afirmou o Grupo Bernoulli, que nega ter recebido informações privilegiadas em relação ao exame e alega que não foram feitos pré-testes na instituição.
“O item do Enem teve aplicação meramente matemática, de leitura numérica; já o item do Bernoulli figurou na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cobrando do aluno a leitura do relógio e a resolução de um problema proposto”, destacou o colégio. Com a análise das questões, o Ministério da Educação – MEC, acredita que esse tipo de questão é recorrente em provas e foi apenas uma coincidência.
Informações de Terra
FOTO: reprodução / Terra