Nesta semana, o motorista particular André Blauth acionou a reportagem. Blauth recebeu, no seu celular, a notificação de que havia sido multado por passar no sinal vermelho. Ele decidiu analisar a notificação.
O hamburguense constatou que passou na sinaleira fechada no dia 29 de novembro, às 3h37 da manhã, na avenida Primeiro de Março, em frente ao número 3150. Ele ficou surpreso com a multa, que irá custar mais de R$293,00. “Eu estava indo levar passageiros ao aeroporto, e, por medo de assalto, passei. Mas não pensei que estava cometendo uma infração”, conta, afirmando que não tinha conhecimento da informação que as sinaleiras multavam, esse horário, no centro da cidade.
O QUE É PERMITIDO
Nesta quinta-feira, a reportagem conversou com o diretor de trânsito da prefeitura de Novo Hamburgo, Eliseu Raimundo. Raimundo afirmou a reportagem que apenas estão permitidas passagens em sinaleiras em duas situações: em locais onde há sinaleiras com amarelo piscante na madrugada, na área central, onde há alertas de advertência. “Se não foram nestas situações, avançar no sinal vermelho é infração em qualquer horário do dia”, afirma. Ao mesmo tempo, o diretor afirma que quando há uma situação de emergência, o condutor pode justificar a multa, pelo mesmo aplicativo da carteira de trânsito. “É como se fosse uma excludência de criminalidade”, diz.
Raimundo também afirma que os pardais eletrônicos, instalados em alguns pontos de Novo Hamburgo, como na rótula do Pio XII, não deixam de multar, na madrugada, por excesso de velocidade, como em qualquer horário do dia. “É importante salientar que onde tem controlador eletrônico e o sistema amarelo piscante é acionado, não evita registrar as informações de conversão e ou de velocidade excessiva”, relata.
Algumas cidades brasileiras possuem uma medida diferenciada, em que não se multa pessoas que passarem após a 0h no sinal vermelho. Mas, o Código Brasileiro de Trânsito afirma que tal passagem mede 7 pontos na carteira, mais o valor da multa estabelecido e destinado ao motorista hamburguense multado.