A escolha do nome está movimentando as escolas de Novo Hamburgo. O aluno que ganhar será premiado e ainda beneficia toda sua turma
O concurso para a escolha do nome da nova mascote da Defesa Civil do Município movimenta os alunos da rede municipal de educação. O aluno que tiver sua sugestão escolhida ganha um aparelho de DVD e pode levar todos seus colegas para um passeio ao Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUC/RS.
O mascote é o personagem Ivo, da Família Hamburgo, que adota o novo nome sempre que usar o uniforme da Defesa Civil. Para incentivar a participação das crianças neste concurso, que segue até o último dia letivo de junho, o personagem visitará as escolas durante o início e final do dia de aula e nos intervalos, durante o próximo mês.
Segundo a diretora da escola Eugênio Nelson Ritzlel (bairro Diehl), Vanda Külzer, o concurso motivou os alunos. Ela lembra que no momento em que divulgou o concurso nas salas todos ficaram em alvoroço. “A maioria deles nunca visitou o museu e estão muito entusiasmados com a oportunidade de conhecê-lo”, afirma.
Vanda também diz que o concurso faz os alunos terem mais facilidade para assimilar o conteúdo. “É muito importante eles terem noções de Defesa Civil, e o concurso estimula o interesse pelo assunto”, explica, referindo-se às visitas realizadas por equipes da Defesa Civil para ensinar noções de prevenção de acidentes, dentro da programação do aniversário da entidade.
O Museu também é o maior estímulo para os alunos da escola Marcos Moog (Jardim Mauá). Segundo a professora do 5º ano, Ana Aline Gomes, os alunos não estão muito preocupados com o aparelho de DVD e sim com o passeio. “Eles chegaram a comentar que caso fossem escolhidos iriam deixar o DVD para a escola”, lembrou.
Ana considera importante a cartilha que os alunos recebem com informações de prevenção de acidentes e como agir, caso eles ocorram. “Eles achavam que aquelas situações só ocorriam nos filmes. Quando viram que era uma realidade muito próxima, ficaram ainda mais interessados”, contou.
O interesse dos alunos pelo Museu não é por acaso. O local tem mais de 700 experimentos totalmente interativos. São atrações que mais parecem brinquedos e ao mesmo tempo ensinam biologia, química e física.