Brasil vence pela primeira vez no feminino, e consolida favoritismo no masculino
Os Jogos Mundiais de 2025 contam 34 modalidades esportivas, incluindo ju-jitsu, futebol americano, squash, cabo de guerra, lacrosse e punhobol. A competição reúne esportes de diferentes tradições, destacando a pluralidade do evento.
Na madrugada desta quarta-feira (13), tanto a equipe masculina quanto a feminina conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Mundiais, realizados em Chengdu, na China, na modalidade de Punhobol. O título feminino é inédito para o Brasil, marcando um momento histórico no esporte.
Como funciona a disputa do punhobol
Nos Jogos Mundiais, oito seleções participam de cada torneio (masculino e feminino). As equipes são divididas entre “grupo ouro” e “grupo prata”, conforme as classificações nos Campeonatos Mundiais anteriores. Os dois melhores times do grupo ouro avançam direto para as semifinais, enquanto os demais jogam as quartas de final. No grupo prata, os dois primeiros ainda têm chance de chegar à fase eliminatória.
Campanha histórica do time feminino
Integrante do grupo ouro, a equipe feminina do Brasil iniciou sua trajetória enfrentando a Suíça. Depois de sair perdendo por 2 sets a 0, virou a partida para 3×2. Em seguida, venceu a Áustria por 3×1 e fechou a fase de grupos com vitória sobre a Alemanha, também por 3×1, garantindo vaga direta na semifinal.
Na disputa por um lugar na final, reencontrou a Áustria e repetiu o placar da fase de grupos. Na decisão, encarou novamente a Suíça e conquistou o ouro com uma vitória emocionante por 3×2. Esta foi a primeira vez que as brasileiras subiram ao topo do pódio no punhobol feminino.
A atacante Cecília Jaques celebrou a conquista.“Não podia ser melhor para as brasileiras fazer esta final contra a Suíça, que nos eliminou nos últimos Jogos. Foi mágico levar ao quinto set, isso dá um sabor ainda mais especial. Não foi fácil, mas fizemos uma grande atuação”, destacou.
Time masculino confirma favoritismo
A seleção masculina também teve campanha impecável. Venceu a Alemanha por 3×1 na estreia, superou a Áustria por 3×0 e repetiu o placar contra a Suíça, garantindo liderança do grupo ouro e classificação direta para a semifinal.
No mata-mata, venceu novamente a Suíça por 3×0 e chegou à final contra a Alemanha. Com um desempenho dominante, o Brasil fez 3×0 e conquistou o ouro. Essa foi a segunda vez que o time masculino alcançou o lugar mais alto do pódio nos Jogos Mundiais – a primeira havia sido em 2009, em Kaohsiung, Taiwan.
Após o título, Mateus Jung, defensor da equipe, comemorou. “É um sentimento incrível levar o título de volta ao Brasil após tanto tempo. Nosso último título internacional fora da América foi em 2009, havia um hiato de 16 anos. Jogar aqui na China, contra adversários tão fortes, e conseguir esse resultado é indescritível”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: