Se tem um partido mobilizado pelas eleições municipais em Sapiranga, esse é o PT. Após três gestões seguidas do PP, com Corinha Molling e, agora, Carina Nath, lideranças acreditam que é hora de voltar. Para isso, têm dois nomes na fila: o ex-prefeito Nelson Spolaor (2006-2012) e a vereadora Rita Della Giustina.


A professora diz que tem se organizado e conta com o apoio dos eleitores. E entende que a definição do nome deve ser por consenso.
Só que o desafio não será pequeno. Uma adversária é certa: a atual prefeita Carina, que faz um bom trabalho e buscará a reeleição. Tem ainda a Família Molling, que não se sabe o que fará. Isso sem contar os partidos de menor expressão, mas que sempre participam das eleições.
Faisal ganha terreno em Campo Bom
Enquanto lideranças do MDB, PDT e PP, que têm acordo para a sucessão de Luciano Orsi (PDT) não definirem quem será esse nome, o ex-prefeito Faisal Karam (Republicanos) vai nadando de braçada. É visto em todos os bairros do município, numa pré-campanha formiguinha. No atual grupo de situação, há quem entenda que só o ex-prefeito Giovani Feltes (MDB) tem condições de derrotar Faisal. Só que Feltes está entre concorrer em Novo Hamburgo, em Campo Bom ou permanecer na Secretaria da Agricultura do Estado.
Os nomes que surgem em São Leopoldo
Não vai ser nada fácil a sucessão em São Leopoldo. Em segundo mandato, Ary Vanazzi não poderá concorrer, mas ainda não indicou o nome que gostaria para concorrer pelo PT. Marcel Frison e Nestor Schwertner são os favoritos. Enquanto isso, a oposição se movimenta. O PL deve vir com o delegado Heliomar Franco; o Cidadania fala no vereador Gabriel Dias; o Podemos no também vereador Hitler Pederssetti, hoje no União Brasil; o PDT em outro vereador, Fabiano Haubert; o MDB vai apostar no vereador Jéferson Falcão ou no ex-vereador Arthur Schmidt; e o PSB no vereador Alessandro Camilo, o Lemos.
Até R$ 150 milhões para reurbanizações
A Caravana do Planalto semana passada no Rio Grande do Sul foi o atalho que muitas prefeituras precisavam para agilizar seus projetos em Brasília. Além disso, receberam boas notícias. Entre elas, a do Programa de Reurbanização de Áreas Vulneráveis, que poderá render até R$ 150 milhões às prefeituras que apresentarem projetos.
E tem mais: o projeto que não estiver completo não elimina o município de conseguir o recurso, pois o próprio ministério vai se encarregar de auxiliar na elaboração.
Reverência ao…
…Coro Júlio Kunz, instituição com uma história rica e um legado significativo na música coral, que comemora 135 anos neste 2023. Como retribuição, presenteia a comunidade com o espetáculo Serenata – Entre a Lua e as Estrelas. Domingo passado foi em São Leopoldo.