A obra iniciou após o fechamento da emergência que atendia exclusivamente a Covid-19 e foi finalizada em 40 dias, com um investimento de R$ 130 mil.
Durante a manhã da última segunda-feira, 9, o Hospital Centenário entregou para a população Leopoldense a revitalização do Pronto Socorro, local que serviu durante a pandemia para emergências da Covid-19. A técnica de enfermagem Michele de Couto Alves, servidora que atuou durante o período da pandemia, realizou a fala de abertura na entrega da revitalização do Pronto Socorro. Servidora do hospital há 12 anos, Michele destacou os desafios enfrentados. “Foram dias difíceis na emergência Covid-19. Dias em que tivemos que lidar com uma doença desconhecida e que atingiu muita gente de forma muito forte e rápida. Aqui passamos dias e noites de muito trabalho e preocupação, mas também de alegria quando podíamos tocar o sino e presenciar as altas dos pacientes.”
“É um dia histórico, pois não estamos só abrindo a porta de uma obra, mas sim, mostrando para vocês tudo que a Fundação Hospital Centenário se superou nesse último período. Essa casa de saúde não mediu esforços nos últimos dois anos para apresentar e garantir qualidade e segurança, não só para os pacientes, mas também para seus funcionários. Nós buscamos e desenvolvemos ferramentas e parcerias, repensando o processo de trabalho de toda a instituição para garantir essa segurança a todos”.
A presidente destacou também os mais de dez mil atendimentos de Covid-19 que foram realizados nos anos de 2020 e 2021. “Esse último período foi uma demonstração da força do serviço de saúde pública e da capacidade que o SUS tem, não só tecnológica, mas humana. Quero agradecer o grupo de trabalhadores que se dedicaram e ficaram, de certa forma, isolados dentro desse espaço, atendendo, recebendo treinamentos, se esforçando e vivendo junto com as famílias e com os pacientes todo esse processo”.
O secretário municipal da Saúde, Diego Pitirini, destacou a importância da entrega do espaço, especialmente com a chegada do inverno. “Essa obra vai nos dar a segurança para passar um inverno em melhores condições de receber a população de São Leopoldo e de conseguir dar conta de atender toda nossa população, como atendemos na pandemia e como continuaremos atendendo agora”.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou os atendimentos realizados na cidade. “É um espaço onde passa a população, não só de São Leopoldo, mas centenas de pessoas da região, pois é um hospital público. Essa melhoria vai ajudar os trabalhadores, vai ajudar a população, vai devolver quase 500m² de atendimento que antes era exclusivo para Covid-19.”
No encerramento do ato, a placa da emergência Covid-19 -agora desabilitada- foi descerrada e funcionários que atuaram durante a pandemia receberam os presentes dentro do Pronto Socorro revitalizado.
Hospital Centenário entrega a revitalização do Pronto Socorro
Foto: Divulgação/PMSL