Concertos de abertura ocorrem nos dias 20 e 21 de março. Projeto foi ampliado para mais quatro cidades: Novo Hamburgo, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Com isso, o número de concertos também aumentou, foram 18.
Da Redação ([email protected]) (Siga no Twitter)
Após seis anos de atividades, 68 concertos, diversos convidados, visitas às escolas e um público cativo de aproximadamente 13 mil pessoas, o projeto MusiCâmara – realizado pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura – dá continuidade ao trabalho desenvolvido em todos esses anos e inicia a sétima temporada na próxima semana, com a presença de um trio instrumental.
Os concertos de abertura ocorrem nos dias 20 e 21 de março. No dia 20, quinta-feira, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho – IECLB (Rua Júlio Kunz, 75 – Bairro Hamburgo Velho), mais conhecida como Igreja Evangélica Três Reis Magos, em Novo Hamburgo, receberá o primeiro concerto da nova temporada.
No dia 21, sexta-feira, o público de São Leopoldo poderá conferir o mesmo concerto na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro). Diferentemente dos anos anteriores, os concertos passam a ser realizados às 20 horas.
Como vem ocorrendo desde o início do projeto, os alunos das escolas municipais poderão participar da atividade por meio da ação pedagógica desenvolvida pela professora Angela Dillenburg, reforçando um dos principais objetivos do projeto, que é a formação de público.
Novidades
Até 2012, somente a cidade de São Leopoldo recebia os concertos do MusiCâmara, totalizando dez eventos ao ano. Em 2013, o projeto foi ampliado para mais quatro cidades: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Com isso, o número de concertos também aumentou, foram 18.
Neste ano, o projeto MusiCâmara continua a crescer e buscar novos desafios. Serão realizados 34 concertos, possibilitando que mais pessoas tenham conhecimento e aproveitem os prazeres da boa música. Neste ano, o já tradicional Concerto de Natal, será realizado em todas as cidades que recebem o projeto.
Nesta temporada o projeto MusiCâmara vai homenagear os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, tendo em cada concerto pelo menos uma obra de compositor alemão.
Músicos
– Ayres Potthoff – O músico tem especialização em flauta, realizada em Nova Iorque/Estados Unidos. Mais tarde recebeu o título de “Mestre em Flauta” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, Potthoff também é organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em 1984 fundou a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e atuou como Diretor Executivo.
Em sua carreira, apresentou-se em recitais por diversos países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru e Equador ao lado de Celso Loureiro Chaves, Olinda Alessandrini, Maly Weisenblum. Também apresenta-se como solista em várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão.
Além de apresentações solo e em grupo, o flautista viaja desde 2008 por vários países com o duo norueguês A Corda e os violonistas Felipe Azevedo e Daniel Wolff. Atualmente é professor no Instituto Metodista de Porto Alegre.
– Daniel Wolff – Com vários discos gravados, Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu é o primeiro Doutor em Violão do Brasil. Em Nova Iorque fez Mestrado e Doutorado em Música.
O violonista foi o criador do curso de Mestrado em Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Frequentemente é convidado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina.
Com seu trabalho participou de concursos nacionais e internacionais de violão, tendo sido vencedor em muitos deles. A carreira é consolidada com apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Destaca-se também com atuações solistas em importantes orquestras.
Wolff também desempenha a função de compositor e arranjador. Suas obras foram tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Itália, Alemanha e Inglaterra.
Em 2001 recebeu o Grammy Awards por sua atuação como arranjador em vários discos gravados nos Estados Unidos. Por duas vezes foi vencedor do Prêmio Açorianos como melhor arranjador, além dos prêmios por suas trilhas para cinema. Publica suas obras pela editora alemã Verlag Neue Musik.
– Rodrigo Alquati – Formou-se pela UFRGS. Mais tarde estudou em Boston, EUA, e depois viveu por três anos na Alemanha, trabalhando com o renomado violoncelista Martin Ostertag.
Alquati foi primeiro violoncelo das principais orquestras do Rio Grande do Sul, tendo atuado com grandes maestros como David Machado, Frederico Gerling Junior, Isaac Karabtchevsky, entre outros.
Entre os prêmios recebidos estão dois Açorianos de Música em 2002: como melhor instrumentista erudito e melhor grupo erudito (obtido com o Musitrio).
O violoncelista tem vários CD’s gravados, entre eles um com as sonatas de Brahms para violoncelo e piano e outro “ao vivo” com obras de Schumann, Beethoven e Shostakovich.
Além de apresentações de solos com orquestra e recitais de piano, o músico também se dedica à música de câmara, e atuações com grandes nomes da música popular nacional e riograndense, como Renato Borghetti, Nenhum de Nós, Vitor Ramil, Marcelo Delacroix, Nico Nicolaievsky, Nei Lisboa e Geraldo Flach.
Atualmente é violoncelista da OSPA e spalla dos violoncelos na Orquestra da PUCRS.
MusiCâmara
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail [email protected].
Informações de musicâmara
FOTO: reprodução / musicâmara