Permitindo que as crianças entendam o seu papel de cidadão no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista, o projeto tem atividades práticas estão na programação.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Cidade Portinho, o projeto nacional que estimula aprendizagem a partir de brincadeiras, iniciou no Estado nesta quarta-feira, dia 05, e só acaba neste sábado, 08. O projeto, promovido pela CFC Valderez e a Prefeitura de Novo Hamburgo, tem o objetivo de educar as crianças no trânsito agora, para terem noções básicas a se desenvolver no futuro.
O evento ocorre das 9h às 17h durante a semana, e no sábado, as atividades iniciam às 8h30min e só acabam às 15h. Com a representação de uma cidade através de uma estrutura inflável, o evento é feito no pavilhão 4 da Fenac, localizado na rua Araxá, nº 505. Além desse evento, acontece na Fenac o 11º Fórum Municipal de Educação e a 7ª Mostra Multicultural, com trabalhos de alunos de diversas escolas hamburguenses. O projeto é feito em meio há diversos eventos para atrair ainda mais crianças a aprenderem sobre o trânsito.
A fim de ensinar os pequenos a se portar no trânsito e exigir mais de familiares durante o tráfego, é proposta uma atividade com bicicletas para crianças de cinco a 11 anos. Nesta simulação do trânsito, as crianças encontram pela “minicidade” cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e demais elementos das ruas. Se a criança cometer alguma infração, leva uma multa simbólica. Assim, as crianças começam a conhecer as leis do trânsito.
Além da atividade de simulação no trânsito, as crianças podem ver palestras, oficinais ambientais e um vídeo educativo chamado “Uma aventura na cidade maluca”, mostrando as leis do trânsito. A revista educativa da Cidade Portinho, uma carteirinha de motorista mirim e um talão de multas fictícias para aplicar nos familiares são dados para as crianças se acostumarem com as regras na hora do tráfego. A entrada é gratuita e as crianças devem ir acompanhadas por um responsável com documento de identificação, podendo ser o CNH ou o CPF.
Informações de Notícia em Dobro
FOTO: Solange Nunes / Notícia em Dobro