Produto Interno Bruto dos 17 países que compõem a eurozona deve cair 0,3% em 2012, segundo expectativa da Comissão Europeia.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Projeções anunciadas nesta quinta-feira, dia 23, apontam que a economia da zona do euro segue em direção à segunda recessão em apenas três anos. A economia da União Européia – UE como um todo deve ficar estagnada.
A expectativa foi divulgada pela Comissão Europeia – CE, braço executivo da UE, no seu novo relatório sobre as perspectivas para o bloco. O Produto Interno Bruto – PIB dos 17 países que compõem a eurozona deve cair 0,3% em 2012. A previsão anterior esperava um crescimento de 0,5%. A última recessão no bloco de países que compartilham o euro foi em 2009.
Já a previsão para a União Europeia, bloco composto por 27 Estados-membros, é de não registrar nenhum crescimento, segundo projeção da CE. Anteriormente, esperava-se expansão de 0,6%.
A inflação tem se mostrado mais persistente do que o previsto, devido aos altos preços no setor de energia, além de aumentos em impostos indiretos. A Comissão agora prevê uma inflação de 2,1% na zona do euro em 2012, e 2,3% na UE. As estimativas anteriores eram de inflação de 1,7% na zona do euro e 2,0% na UE.
Nove dos 17 países da eurozona vão ver sua economia encolher, incluindo Espanha e Itália. De acordo com a CE, a recessão na Grécia será maior que a prevista anteriormente, com uma queda de 4,4% do PIB, contra um recuo de 2,8% na estimativa inicial.
Informações de portal Uol
FOTO: ilustrativa / GettyImages