Será lançado nesta quarta-feira o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Ramarim para trabalhar com atelieres da região
Um projeto inédito deseja promover o desenvolvimento sustentável e competitividade no mercado. O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Calçados Ramarim será lançado nesta quarta-feira, dia 26, às 9h30 na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha ACI-NH/CB/EV, em Novo Hamburgo.
Com 18 meses de duração, o programa deseja capacitar micro e pequenas empresas fornecedoras de indústrias do setor coureiro-calçadista, através de 19 atelieres, corte, costura e pré-fabricados, fornecedores de serviços para a empresa calçadista Ramarim.
O programa será dividido em 30 turmas, totalizando 800 horas de capacitações e 2,6 mil horas de consultorias. Entre outros aspectos, serão tratados assuntos como gestão empresarial, produtos e acesso a novas tecnologia.
A iniciativa faz parte da nova estratégia de atuação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) junto a seus clientes, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçados do Vale do Sinos e Vale do Paranhana (empresas do ramo calçadista de Novo Hamburgo, Igrejinha e Três Coroas) em parceria com a ACI-NH/CB/EV.
O consultor do Sebrae/RS, Fernando Ritter, responsável pela realização das visitas nos atelieres destaca os objetivos do programa.“Queremos ensinar os empreendedores a trabalhar por meio de indicadores de desempenho e aumentar o faturamento e a competitividade das empresas”, afirma. Ritter acredita que a atividade vai aproximar as empresas de suas terceirizadas, criando objetivos comuns e aumentando a qualidade.