A parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e da Saúde de Campo Bom oferece treinamentos anuais de primeiros socorros, aos profissionais que atuam nas escolas nas redes de ensino municipal, estadual e privada. Essa ação ocorre desde 2019, após a criação da Lei Lucas, que trata da preservação da vida em escolas públicas e privadas.
O treinamento desta semana foi ministrado por profissionais do Samu de Campo Bom, enfermeiro Fabio André Schwan e técnico em enfermagem Ígor Streletcki Pitthan. Na última segunda-feira, 24, no auditório da Escola Municipal CEI, repassaram para cerca de 50 professores ações proativas, como identificar o que pode estar ocorrendo com uma criança e como proceder.
Lei Lucas existe desde 2019
A proposta da Lei Lucas foi uma iniciativa da mãe e advogada Alessandra Begalli Zamora que perdeu o filho Lucas durante um passeio escolar. Ao se alimentar do lanche servido no local do passeio, o menino se engasgou e não recebeu os primeiros socorros, vindo a óbito por asfixia mecânica. A Lei Lucas (13.722) obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para este atendimento.