Evento acontece nesta quinta-feira, e segue até sábado. O tema principal é a reflexão sobre a escola como espaço de transformação da violência em cidadania.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Secretaria de Educação e Desporto – SMED, em parceria com a Universidade Feevale, promove a 13ª edição do Seminário Internacional de Educação – SIE.
O evento acontece nesta quinta-feira, dia 17 e segue até sábado, dia 18, com carga total de 20 horas. As palestras serão ministradas no Campus II e no Teatro Feevale. O tema principal é a reflexão sobre a escola como espaço de transformação da violência em cidadania.
O seminário contará com a presença dos 1,5 mil professores concursados da rede municipal. Por isso, as escolas municipais não terão aula na sexta-feira, dia 17. Além de proporcionar diálogo entre os docentes, o SIE também terá a presença da comunidade em geral. Segundo o secretário de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, o período escolar é o momento certo para conscientizar crianças e adolescentes.
A abertura oficial das atividades está programada para as 19h30min de quinta-feira,16, no Teatro Feevale. Serão entregues certificados de presença a quem tiver 75% de frequência no evento.
Enquanto os professores acompanham os debates, alunos das três redes de ensino da cidade estão convidados a participar de uma conversa sobre seu papel de protagonista na formulação de uma cultura de paz. O professor Riccardo Cappi comandará a roda no Salão de Atos do Prédio Lilás, no Campus II da Feevale.
A palestra acontece na sexta-feira, 17, às 13h30min. Cappi abordará o contexto atual de insegurança que cerca os jovens e a importância do respeito a leis e regras.
Confira os ministrantes:
– António Sampaio Nóvoa: Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève) e em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne), reitor da Universidade de Lisboa e autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países.
– Celso dos Santos Vasconcellos: Doutor em Educação (USP) e autor de mais de 50 livros.
– Esteban Levin: Diretor da “Escuela de Formación en clínica psicomotriz y problemas de la infancia” e autor de diversos artigos, publicados em veículos especializados nacionais e internacionais.
– João Francisco Duarte Junior: Doutor em Filosofia e História da Educação e Livre-Docência em Fundamentos Teóricos das Artes (Universidade Estadual de Campinas). Atua principalmente nos seguintes temas: arte-educação, educação do sensível, arte, educação e cultura.
– Maria do Rosário Nune: Mestre em Educação e Violência Infantil (UFRGS). É ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
– Riccardo Cappi: Doutor na Escola de Criminologia da Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Tem experiência na área de Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, justiça criminal, análise de produção legislativa, delinquência juvenil, práticas educativas e de prevenção e medidas socioeducativas.
– Virginia Feix: Mestre em Direito (PUCRS) e coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, racismo, xenofobia, violência contra a mulher, direitos das mulheres, direito internacional dos direitos humanos e educação em direitos humanos.
Informações de Imprensa Feevale e PMNH
FOTO: ilustrativa / Feevale