A votação ocorrerá no dia 14 de dezembro, entre as 8h30 e 19h30 (20h30 para escolas que possuem aulas noturnas), e será realizada de forma facultativa, direta, secreta e intransferível.
Ao todo são 92 candidatos inscritos em 69 instituições de educação do Município. Do total de 76 escolas, 48 possuem apenas um candidato, em outras 20 o cargo é disputado por duas chapas, e, em apenas uma há quatro pretendentes. Duas escolas não terão pleito, por não terem chapas inscritas e outras cinco não participam do processo eleitoral por serem dirigidas pela Associação Evangélica de Ação Social (AEVAS).
Nas unidades educacionais que possuem apenas uma chapa inscrita, o processo eleitoral servirá para confirmar a aprovação – ou não – da comunidade escolar ao candidato. Para vencer, a chapa precisa ter a maioria simples dos votos. Nos casos das instituições que não possuem candidatos, o novo diretor da escola será designado pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Para poder disputar o cargo de diretor de escola, os professores precisaram preencher alguns critérios. Entre eles, ter formação superior ou estar cursando, pelo menos, o 6º semestre em qualquer licenciatura, ser concursado municipal e não estar em estágio probatório, e estar vinculado na escola até o dia do início do processo eleitoral. As chapas são formadas por um candidato a diretor. Nas escolas que possuem mais de 600 estudantes, elas são compostas por diretor e vice-diretor, ou ainda, nas unidades que possuírem Educação de Jovens e Adultos (EJA), a chapa terá três representantes, sendo um diretor e dois vice-diretores.
Escolha
O próximo passo no processo eleitoral é a campanha. Ela iniciou no dia 28 de novembro e segue até o dia 13 de dezembro. A votação ocorrerá no dia 14 de dezembro, entre as 8h30 e 19h30 (20h30 para escolas que possuem aulas noturnas), e será realizada de forma facultativa, direta, secreta e intransferível. No dia da eleição, apenas os funcionários e professores concursados, alunos com 12 anos ou mais e um pai ou responsável por cada estudante terá direito a voto. A eleição será válida quando houver mais de 50% de participação dos professores e funcionários e 30% do segmento dos pais e estudantes. A apuração dos votos será feita imediatamente após o término do processo eleitoral. Vence a chapa que tiver a maioria simples dos votos. Os diretores e vice-diretores eleitos tomam posse no último dia letivo deste ano. O mandato é válido por dois anos.