Secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais debate com representantes calçadistas nesta terça-feira
O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Nelson Proença, estará na Associação Comercial, Indústria e de Serviços (ACI), de Novo Hamburgo, nesta terça-feira. Ele tem reunião agendada com a cadeia produtiva do couro e do calçado para às 17 horas.
Proença espera ampliar o diálogo iniciado com o setor na abertura da Couromoda 2007, no início da semana em São Paulo. Na ocasião, lideranças empresariais do setor coureiro-calçadista manifestaram a demanda por financiamento de promoção comercial do sapato gaúcho em feiras nacionais e internacionais.
Para o secretário, a CaixaRS, instituição de fomento e crédito vinculada à secretaria, pode ser a grande ferramenta para viabilizar a participação de empresas de pequeno e médio porte em diversos eventos de promoção de moda em calçados. A participação da CaixaRS deve ser feita com a criação de linhas de crédito específicas para a promoção comercial.
Sobre a Couromoda
Durante a Couromoda, em São Paulo, Proença esteve visitando o estande coletivo das empresas gaúchas do setor coureiro-calçadista coordenado pela ACI, em parceria com o Sebrae/RS, Sedai e Couromoda. Na ocasião, foi recebido pela presidente da entidade Fátima Daudt, pelo vice de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos Julio Cézar Camerini, além do diretor de Relações Institucionais Marco Aurélio Kirsch.
Durante quase duas horas de reunião, foram tratados temas gerais sobre a situação econômica do estado do RS e estabelecida uma linha de diálogo na busca de soluções que possa permitir a competitividade do setor exportador gaúcho.
O volume de negócios efetivado pelas 29 empresas estaduais na Couromoda 2007 foi 92% superior aos negócios fechados no ano passado. Neste ano, as empresas abrigadas no Estande do RS, locado pelo Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, com o objetivo de viabilizar oportunidades de conquistar novos mercados nos cenários nacional e internacional, fecharam 895 negócios.
O balanço divulgado pela Sedai revela ainda que os negócios iniciados pelos expositores do setor coureiro-calçadista cresceram 57%, equivalendo a 1.010 vendas iniciadas. Foram feitos 2.500 contatos com compradores e 550 com distribuidores. Os calçadistas também contrataram 192 distribuidores baseados em diferentes estados brasileiros.