A verba virá do Fundo Nacional do Meio Ambiente para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O governo brasileiro lançará na próxima segunda-feira, dia 29, um termo de referência, que permitirá ao consórcio dos municípios banhados pelo Rio dos Sinos se habilitar a uma verba, a fundo perdido, de R$ 4 milhões, com expectativa de que os recursos sejam liberados ainda antes do final do ano, ao presidente do grupo de lideranças locais, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.
A informação foi dada nesta sexta-feira, 26, pelo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, durante uma conversa que teve com o deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT).
Os recursos são oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente e serão destinados exclusivamente para o Comitê Pró-Sinos. Os recursos serão empregados em ações contidas nos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Educação Ambiental.
“Este é o primeiro passo para que o Consórcio se habilite a receber um volume maior de recursos federais. Estamos trabalhando, agora, para incluir as obras de saneamento do Rio dos Sinos no Plano Plurianual e no Orçamento da União de 2008”, complementou o parlamentar gaúcho.