Estados do Sul respondem por 22,8% dos acidentes de trabalho no Brasil. Tema será alvo de evento neste mês
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a segurança do trabalhador é apenas regular. É o que revela o Anuário Brasileiro de Proteção, pesquisa que apresenta indicadores do setor de prevenção a acidentes de trabalho, trazendo uma radiografia da realidade nacional no segmento.
A pesquisa mostra que os três estados do Sul respondem por 22,8% dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil (112.425 dos 491.711 registrados). O Rio Grande do Sul teve 43.859 acidentes registrados em 2005, com 128 mortes. Santa Catarina teve 32.339 acidentes, com 152 óbitos. E o Paraná teve 36.227 acidentes, com 206 mortes.
Nos três estados, em 2005, morreram 486 trabalhadores durante o trabalho, ou seja 17,9% das 2.708 mortes registrados no país. Os dados são da Previdência Social e referem-se a trabalhadores com carteira assinada.
A edição 2007 do Anuário será distribuída na Prevensul – 10ª Feira e Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, que ocorre de 20 a 22 de junho, na PUC, em Porto Alegre. A pesquisa deve ser o foco das discussões na feira e nos seminários que irão reunir mais de 10 mil profissionais, entre técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros, higienistas, trabalhadores na área de saúde, socorristas e bombeiros.
Segundo o hamburguense Alexandre Gusmão, diretor da Proteção Eventos, que organiza o evento, a feira é aguardada por profissionais e instituições para discutir os assuntos que estão dominando as preocupações do dia a dia de cada profissão.
O evento apresenta as novidades em soluções para a área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), além de seminários, workshops e cursos de especialização para profissionais que atuam nos mais diversos segmentos deste setor.