Atividade ocorre nesta quarta-feira, 22, e visa discutir ações e medidas para que o Estado continue apresentando redução no coeficiente de mortalidade infantil
Da Redação – [email protected]
Cerca de cem representantes de comitês municipais, regionais e estadual de prevenção ao óbito infantil reúnem-se nesta quarta-feira, dia 24, para discutir ações e medidas para que o Rio Grande do Sul continue apresentando redução no coeficiente de mortalidade infantil e questões da área de vigilância, como o uso da nova Ficha de Investigação formulada pelo Ministério da Saúde. O encontro acontece no hotel Continental, localizado no Largo Vespaziano Julio Veppo, 77, Centro de Porto Alegre.
O último levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), calculado diretamente sobre o número total de óbitos entre os nascidos vivos, aponta que o índice em 2008 foi de 12,7 a cada mil nascidos vivos. A meta da SES é chegar ao final de 2010 com um coeficiente inferior a dez óbitos a cada mil nascidos vivos.
Os Comitês de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal são organismos interinstitucionais, de caráter eminentemente educativo e formativo. Congregam instituições governamentais e da sociedade civil organizada, contando com participação multiprofissional, cuja atribuição é dar visibilidade, acompanhar e monitorar os óbitos infantis e fetais e propor intervenções para redução da mortalidade.
São importantes instrumentos de gestão que permitem avaliar a qualidade da assistência à saúde prestada à gestante, ao parto, ao nascimento e à criança no primeiro ano de vida, para subsidiar as políticas públicas e as ações de intervenção.
Informações Governo do Estado RS