O presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, vereador Cristiano Coller, recebeu o DuduNews, no seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (29).
Coller foi um dos mobilizadores e organizadores para que ocorresse, na quarta-feira (27), uma grande mobilização na Câmara de Vereadores, em Novo Hamburgo, pela volta da oncologia em Novo Hamburgo. “Vamos lutar por isso. Não vamos deixar essa situação ficar assim. Nosso papel é lutar pela comunidade em que estamos, que é Novo Hamburgo”, disse ele.
Coller afirmou que todos os vereadores já estão mobilizados pelo tema.
A reportagem levou a Coller os projetos de cidades da região que destinam seus valores a hospitais dos municípios. Em 2019, um exemplo: a Câmara de Vereadores de Portão destinou parcelas de 250 mil reais mensais ao Hospital de Portão, com foco na pediatria.
Em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo destinou quase 4 milhões de reais (3,6 milhões) para a prefeitura de Novo Hamburgo. Era a devolução dos valores das contas da Câmara ao município. Aí, surge a dúvida: por que a Câmara não faz a devolução para a oncologia permanecer em Novo Hamburgo?
Cristiano Coller logo respondeu: “Iremos economizar ao máximo para destinar essas verbas. Eu, e todos os meus colegas vereadores, vamos lutar por isso”, garantiu. Então, a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo habilita-se a destinar valores para a oncologia permanecer no município. Agora, a decisão pesa do repasse para o município – que destina os valores para as determinadas áreas.
Uma mobilização como essa pode garantir, até mesmo, a tão solicitada repactuação dos valores por parte do Ministério da Saúde ao Hospital Regina.
LIGA
A Liga Feminina garante: não irá parar de lutar pelos diretos do cidadão. “Ouvimos a direção do Hospital Regina, a prefeita, o secretário de Saúde, que há seis anos vinha sendo trazido esse problema, vinha sendo pedida uma repactuação maior. Ninguém poderia imaginar que chegaríamos nesse ponto”, lastimou a representante da entidade.