Foi na quarta tentativa que a Associação de Professores Estancienses (ASSPE) aceitou conversar com a Prefeitura de Estância Velha. A reunião ocorreu na sexta-feira, 8, e de forma surpreendente o Executivo resolveu abrir as portas para a comunidade e a imprensa. Inclusive, os encontros serão públicos e a mesa de negociação formada, de parte a parte, com cinco representantes e de livre escolha.
A ASSPE novamente rechaçou a proposta apresentada pelo Município, algo que já era esperado. Sabendo disso, o Executivo preparou uma complementação. Indicou que está disposto a pagar por ano como incremento ao salário-base de 0,5 a 1,5% conforme o comprometimento das receitas oriundas do FUNDEB e a folha de pagamento do Magistério.
Agora, os professores terão cinco dias para dar uma resposta para a Prefeitura. Diante das constantes negativas, o Município de Estância Velha quebra a cabeça para encontrar alternativas. Uma das possibilidades que ronda o Centro Administrativo é reduzir a carga horária dos professores de 20 e 40 horas semanais para 30h e 14h, respectivamente. A medida automaticamente faria o Município cumprir com o Piso Nacional do Magistério. Se isso ocorrer, seria um xeque-mate do Executivo na principal reivindicação dos professores.
Projeto autoriza construir barragens
A Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira, 12, projeto do deputado Delegado Zucco (Republicanos), que permite a instalação de barragens no Rio Grande do Sul. O autor destaca que “a mudança na legislação ambiental torna de interesse social e utilidade pública as barragens e açudes, quando reconhecido como imprescindíveis para a agricultura e a pecuária”. A proposta foi aprovada nas Comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente.
MDB demonstra sua força
Com o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa lotado por filiados de todas as regiões do Rio Grande do Sul e na presença de seus maiores líderes – entre os quais os três ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o atual vice-governador Gabriel Souza e o prefeito da Capital Sebastião Melo –, o MDB gaúcho deu uma demonstração de força, capilaridade e organização para enfrentar os desafios eleitorais de 2024 no seu Congresso Estadual realizado neste sábado, 9 de dezembro, em Porto Alegre.
Tarcísio e o PDT
Nesta segunda-feira ocorre a primeira reunião do PDT de Novo Hamburgo com o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann. Comissão provisória coordena o encontro que definirá local e data do ato de filiação.