Município intensifica ações de prevenção após registro de mais que o dobro de ovos em ovitrampas do mosquito da dengue
A Prefeitura de Estância Velha está reforçando as medidas de combate ao mosquito transmissor de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de ovos encontrados nas ovitrampas saltou de 560 em outubro para 1.355 em novembro, um aumento expressivo, que acendeu o alerta para a população.
Foram identificados pontos críticos nos bairros Rincão Gaúcho e União, locais onde havia muitos pneus velhos cheios de água, ambiente ideal para a reprodução do mosquito da dengue. Nesses locais, o lixo foi recolhido e enviado para reciclagem, e as áreas receberam pulverização.
Outros bairros com menor índice, como Lago Azul, Campo Grande e Rincão dos Ilhéus, também terão visitas intensificadas dos agentes de endemias. A fiscalização usará até drone para identificar possíveis criadouros de difícil acesso.
Cuidados e prevenções para evitar o mosquito da dengue
A prefeitura reforça que o combate não depende só da ação dos agentes: a colaboração da comunidade é fundamental. Por isso, recomenda alguns cuidados simples em casa e no bairro, como manter tampadas as caixas d’água, não deixar água parada em vasos ou pneus, esvaziar pratinhos de plantas e limpar calhas e ralos.
Mais alguns cuidados:
– Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros.
– Utilize cloro para tratar a água de piscinas.
– Retire a água acumulada em flores e plantas.
– Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos.
– Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos.
– Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.
O número de focos aumentou consideravelmente no último mês; por isso vamos intensificar as ações de prevenção e contamos que a comunidade faça também a sua parte. (Secretário municipal de Saúde, Yuri Campos.)
LEIA TAMBÉM: Programa Acolher conquista dois títulos na 3ª Acolher Cup
