O projeto foi desenvolvido em 2010 e retomado em São Leopoldo em 2018.
Um local onde havia lixo, esgoto a céu aberto, moradias precárias deu lugar a uma avenida moderna com pavimentação asfáltica, vala de drenagem, sinalização e uma ciclovia. No sábado, 2 de julho, o prefeito Ary Vanazzi fez a entrega da obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) São Miguel que envolve a interligação da avenida Dom João Becker com a avenida João Corrêa. O investimento total deve chegar ao valor de R$ 19 milhões. O projeto foi desenvolvido em 2010 e retomado em São Leopoldo por Vanazzi em 2018. Ocorreu a recuperação de área ambiental degradada, a construção de um canal de drenagem, de uma ciclovia e de um reservatório de água tratada com capacidade de um milhão de litros. Para a fase III o projeto contempla a construção de uma Escola de Educação Infantil e um Centro Comunitário. Os recursos são provenientes do extinto Ministério das Cidades.
Vanazzi falou que a obra é motivo de orgulho para sua administração. “Além de trazer desenvolvimento e valorizar o entorno, promove mais qualidade de vida através da mobilidade urbana e da recuperação da área degradada. Neste trecho, até o início de 2019 existiam casebres na beira de um valão. Hoje temos uma avenida com toda infraestrutura de uma cidade moderna, com calçamento, passeio público e um canal de drenagem. Além de evitar alagamentos, estamos ampliando a estrutura de mobilidade urbana”, frisou.
O secretário municipal de Obras e Viação, Geraldo Passos, classificou a obra como uma das mais importantes da cidade. “Modificamos um local de infraestrutura precária para um espaço moderno e planejado. Valoriza nossa cidade e ao mesmo tempo também mantém a economia aquecida”, afirmou.
Foto: Divulgação/PMSL