Programas começaram a ser implementados esse mês, e será interligado com o Ministério da Saúde.
Proposto pelo programa Nova Saúde São Léo,a implantação do sistema de gestão integrada começa a chegar nas unidades básicas de saúde (UBS) do município. Em função do trabalho e do treinamento, cada unidade precisará ficar fechada por um turno, sempre pelas manhãs. A primeira contemplada foi a UBS Brás, na terça-feira, 7. No dia 9 de junho será a vez da UBS Madezatti e do Centro do Idoso e, no dia 10, UBS Santa Marta e Rio dos Sinos. O serviço já foi concluído na Vigilância em Saúde e na Farmácia Municipal.
O sistema será interligado com os programas do Ministério da Saúde e prevê melhoria desde o atendimento primário à gestão estratégica da saúde, qualificando a assistência e o acesso do cidadão aos serviços. Além disso, conta com prontuários que são um dos únicos com registros clínicos orientados, painel de indicadores de produtividade que mostram em tempo real o desempenho das equipes.
O programa possui em torno de 30 funcionalidades, dentre elas, diagnósticos por imagem, controle epidemiológico, centro de testagem e aconselhamento (CTA), imunizações, tratamento odontológico, prontuário eletrônico, lista de espera, comunicação com o cidadão, autorização de procedimentos, agendamento de consultas, mobilidade, atenção primária à saúde e cadastros.
Calendário de implantação
13 de junho: UBS Paim e Padre Orestes
14 de junho: UBS Campestre e Cohab/Duque
15 de junho: UBS Parque Mauá e Santo André
20 de junho: UBS São Cristóvão e Vicentina
21 de junho: UBS Imigrante e Santos Dumont
22 de junho: UBS Rio Branco e Materno
23 de junho: UBS Cohab Feitoria
24 de junho: UBS Baum e Jardim América
Foto: Divulgação/PMSL