Apesar do pleno funcionamento, água das chuvas já avança por ruas do bairro Santos Afonso.
O mês de setembro iniciou com tempo instável por todo o Rio Grande do Sul. Na região do Vale do Sinos, especificamente, o volume de chuva aumentou a partir do último domingo, 03. Em Novo Hamburgo, conforme levantamento da Defesa Civil, já são 130 milímetros de chuva em apenas 30 horas, volume próximo da média histórica para todo o mês de setembro, que é de 168 milímetros.
A população do bairro Santo Afonso, que sofreu muito durante o ciclone extratropical de junho, vêm se preocupando com a situação de subida das águas. Na vila Palmeira, no mesmo bairro, a água já avança nas ruas Eldorado, Floresta e Planalto. Até o momento da publicação da matéria, nenhuma família está desabrigada.
A Prefeitura de Novo Hamburgo, veio por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas reforçar que a Casa de Bombas vem operando normalmente e dando conta do volume de chuvas, até então.
A Defesa Civil enfatiza que a preocupação é a alta do nível do Rio dos Sinos. Em apenas oito horas, das 6 às 14 horas desta segunda-feira, o nível do Sinos subiu quase um metro, de 4,81 metros para 5,72 metros.