A apresentação ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 29, em frente à UBS Vicentina.
Para facilitar a vida da população que mora nos bairros, a Secretaria da Saúde de São Leopoldo colocou em circulação mais uma Farmácia Móvel, veículo adaptado que realiza a entrega de remédios para a comunidade atendida nas unidades básicas de saúde (UBS). A apresentação ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 29, em frente à UBS Vicentina e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi.
“Mudamos muito nossa relação com a saúde da população, expandindo o atendimento com reformas e a construção de novas unidades básicas. A nova Farmácia Móvel segue essa lógica de facilitar o acesso das pessoas sem a necessidade de se deslocar para o Centro, gastando tempo e dinheiro”, ressaltou.
A secretária de Saúde Andréia Nunes, falou da importância de descentralizar a distribuição dos medicamentos. “Com mais um veículo à disposição, conseguiremos atender de forma fixa as unidades apontadas com mais movimento, que são: Vicentina, Vila Brás, Cohab Duque e Santa Marta”. A outra Farmácia Móvel seguirá atendendo o cronograma dos demais bairros e da Upa Zona Norte.
A Farmácia Móvel 1 seguirá o calendário dos bairros pela manhã e estará à tarde na Upa Zona Norte. A Farmácia Móvel 2, entregue hoje, estará terça-feira na UBS Vicentina, quarta-feira na Vila Brás, quinta na Cohab Duque e sexta na Santa Marta. À tarde, a van seguirá o calendário do Ônibus da Saúde.
Remédio na porta da UBS
Uma das primeiras beneficiadas foi a aposentada Vilarina Reis, 75 anos. Moradora há 47 anos do bairro, ela vai e volta a pé da UBS, que fica a cinco minutos de sua casa. Dona Vilarina afirma que a Farmácia Móvel, presente no local todas as terças-feiras pela manhã, facilitará a vida. “Eu sempre pedi ajuda para meu filho ir ao ginásio buscar os remédios para mim. Ele ia de bicicleta até lá. Agora posso me organizar para resolver a questão na terça aqui mesmo”, afirmou. Funcionário da indústria mecânica, João Batista Bilhar de Abreu elogiou o fato de não precisar se deslocar até o Centro. “Isso resultaria em mudança de horário no trabalho, além de outros transtornos com trânsito. Facilitou muito”.