Após 100 dias de governo Finck, a Prefeitura apresentou o balanço das ações realizadas até o momento, no evento “Novo Hamburgo: uma cidade em transformação”, no auditório do 10.º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
O município mostrou à comunidade, representada pelos secretários municipais, diretores de autarquias, vereadores, empresários, servidores e imprensa, o sistema do mapa estratégico. A ação foi acompanhada pelo prefeito Gustavo Finck.
Foram descritas as 376 metas estipuladas para o ano de 2025, assim como os indicadores, métricas e anexos de comprovação das ações, das quais o governo afirma ter concluído 105 até o momento.
“O nosso foco é a saúde e a educação. Muito obrigado a todos que têm nos ajudado neste momento. Obrigado a todos vocês secretários”, declarou o prefeito em sua fala.
Conforme a secretária de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD), Andrea Schneider Pascoal, o cumprimento das metas tem reflexo direto nos serviços prestados à comunidade. “Não vamos fazer tudo em ano só, mas estamos pensando no futuro. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos trabalhando com foco no resultado”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Casal é preso após furtar R$ 1 mil em barras de chocolates
Entre as metas cumpridas está a aprovação da reforma administrativa, com economia de R$ 13,5 milhões, a redução da alíquota do ITBI e a implantação do programa de anistia fiscal (Refis).
Na segurança, foram criados a Patrulha 24 horas em Lomba Grande, o Programa Guardiã Mulheres Protegidas e o policiamento comunitário. Na educação, foi implantada a central de vagas, com ampliação na educação infantil e no atendimento em tempo integral.
Na área econômica, a Prefeitura lançou o Programa Conexão Empresarial e publicou decreto que dispensa alvará para 770 atividades. O Plano Municipal de Contingência avançou, com participação da comunidade.
Também foi criado o Escritório de Projetos para captação de recursos, e o Programa DescomplicaNH recebeu mais de 1,8 mil sugestões. Entre as ações fora do plano, destacam-se a redução no prazo de análise de projetos arquitetônicos, de 45 para 10 dias, e o RevitalizaNH, que reforma espaços públicos.
Representando o empresariado e as entidades, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), Robinson Klein, lembrou do momento de mudanças no cenário econômico, no qual, o Brasil é apontado um local estável para investir. “Novo Hamburgo precisa estar pronto para isso. Teremos muitas oportunidades de negócios”, disse.
Todo o diagnóstico apresentado sobre o cumprimento das metas está disponível no site da Prefeitura para consulta e acompanhamento através deste link.
LEIA TAMBÉM: Sapiranga reúne atletas do bicicross e jiu-jitsu em fim de semana esportivo