Cada vez respeito mais a equipe da Metsul Meteorologia, que alertou, nos últimos dias, para o problema que este ciclone extratropical traria ao Rio Grande do Sul. Desde ontem à noite, cidades alagadas, famílias desalojadas, estradas bloqueadas. Chuva muito acima da média em poucos dias. Por isso, é hora de ser solidário.

Os prefeitos da região acompanham de perto. Em Novo Hamburgo, Fatima Daudt (MDB) está desde cedo ao lado da Defesa Civil. Visita escolas (que tiveram as aulas suspensas) e regiões alagadas. Registros apontam que em apenas 12 horas choveu 47% acima da média. O Centro POP precisou ser fechado.
Carina Nath (PP), prefeita de Sapiranga, alertou para o problema da Saúde por vídeo, tendo em vista que a UPA ficou alagada e os pacientes precisaram ser retirados pelo Corpo de Bombeiros e levados para o hospital.
O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), cancelou todas as agendas do dia e chamou reunião de emergência. O principal problema está no bairro Campo Grande, zona oeste do Município. Ali perto, em Portão, Kiko Hoff (PDT) orientou o alojamento de famílias em ginásio de esportes.
Ary Vanazzi (PT), prefeito de São Leopoldo, passou a madrugada na rua. Uma das preocupações é com a Casa de Bombas, no limite com Novo Hamburgo. Com o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas, e o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, acompanharam o trabalho das equipes de plantão.
É hora de ser solidário e auxiliar no que for possível
Com suas limitações, o serviço público faz sua parte. Vistoria áreas, busca local para abrigar famílias, orienta os moradores em área de risco. E o que o restante da população precisa fazer? É hora de ser solidário. Faz frio. Muitas famílias estão com suas casas alagadas. Roupas molharam. Por isso, é hora de ser solidário.
As campanhas de agasalho estão em andamento. Procure o posto mais próximo de sua casa. Não importa se você mora em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha ou Portão. Pegue aquele agasalho em bom estado, que esteja limpo, em condições de uso, e passe adiante. Alimentos também são bem vindos.
Reverência aos…
…homens e mulheres que passaram a madrugada socorrendo pessoas atingidas pelos alagamentos. O Rio Grande do Sul se transformou num verdadeiro caos. Diversas cidades da nossa região estão com problemas sério.