No dia 19 de outubro, Porto Alegre foi palco do primeiro dia da Caravana Federativa do Governo Federal, um evento que reuniu representantes de mais de 30 ministérios para discutir questões de grande importância nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, segurança, planejamento e fazenda. A atividade ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e contou com a participação do prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi.
Com a região Sul recentemente atingida por fortes chuvas e um ciclone extratropical que causou estragos significativos em várias cidades, o foco da Caravana Federativa era auxiliar os governos locais na obtenção rápida dos auxílios já garantidos pelo Governo Federal. As comitivas do governo presentes no evento eram compostas por representantes de diversos ministérios, autarquias e bancos públicos, com o propósito de disponibilizar assistência para a elaboração de projetos, bem como para demandar e acessar recursos e resolver entraves nos processos de auxílio.
Na sua fala, o prefeito Ary Vanazzi destacou a importância da iniciativa do Governo Federal em auxiliar os municípios na elaboração de projetos estruturantes e na resolução de demandas. Ele ressaltou o impacto positivo desses esforços na capacidade dos municípios de atender às necessidades da população. Vanazzi afirmou: “Estou no meu quarto mandato como prefeito de São Leopoldo. Tenho muita saudade de quando o Governo Federal mantinha projetos, programas e propostas para que as cidades possam ter condições de qualificar o atendimento à população. É muito gratificante ver que em quatro meses conseguimos verbas e já estamos iniciando obras de equipamentos e aparatos que foram destruídos nos ciclones que atingiram as cidades. Isso é o que esperamos do Governo Federal, que resolva as demandas diretamente com os prefeitos e prefeitas sem que a gente precise recorrer a emendas parlamentares. Assim, teremos municípios preparados para se modernizarem e dar mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas.“
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ressaltou que um dos principais objetivos da Caravana é informar os prefeitos sobre o conjunto de políticas públicas voltadas para atender às necessidades dos municípios. Ele destacou a mudança de atitude do Governo Federal, que voltou a atender a todos os governadores, prefeitos e prefeitas, independente de seu partido político. Paulo Pimenta enfatizou: “A reforma mais importante do governo do presidente Lula é a mudança de atitude, e ela já aconteceu. O Governo Federal voltou a atender a todos os governadores e governadoras dos estados, a todos os prefeitos e prefeitas, independente do partido. Essa é a Caravana Federativa, uma grande iniciativa pela união e reconstrução do nosso país.“