A solenidade ocorreu no pavilhão de eventos da FENAC, o projeto de lei que trata sobre a eleição direta para a escolha dos diretores e vice-diretores das escolas da rede Municipal.
O prefeito Tarcísio Zimmermann sancionou na terça-feira, 13, o projeto de lei que trata sobre a eleição direta para a escolha dos diretores e vice-diretores das escolas da rede Municipal. A solenidade ocorreu no pavilhão de eventos da FENAC. Conforme Tarcísio, o projeto de lei era um desejo da comunidade, que quer participar ativamente da construção de uma cidade mais digna e próspera. “A escola é o principal signo de democracia, pois, se quisermos uma cidade de homens e mulheres livres e responsáveis, esse processo tem que começar pela educação”, declarou o prefeito, afirmando que, com as eleições, os pais estarão assumindo parte da responsabilidade da educação de seus filhos. Para a vice-prefeita, Lorena Mayer, a iniciativa na educação de Novo Hamburgo era uma das metas a ser conquistada. “Precisávamos discutir, efetivamente, a gestão democrática dentro da sala de aula”, argumenta.
Conforme Alberto Carabajal, secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, o projeto de lei vai de encontro com a proposta pedagógica da secretaria de formar estudantes comprometidos com o futuro de sua escola e do seu bairro. “O processo de democratização da educação e da gestão do ensino público municipal foi construído com a participação de toda a comunidade escolar”, explica Carabajal. Ele disse ainda que a elaboração do projeto de lei contou com a participação de mais de 11 mil pessoas.