A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foi fundada em 1976 e, em quase 50 anos de história, nunca um prefeito de Campo Bom presidiu a instituição que representa e defende os interesses das 497 cidades gaúchas.
Luciano Orsi se tornou o primeiro prefeito de Campo Bom a presidir a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em quase 50 anos de história da instituição. Ele foi eleito na última quinta-feira, 23, como o indicado do PDT/RS para a gestão 2023/2024 da entidade, que representa e defende os interesses das 497 cidades gaúchas.
A eleição foi interna e contou com votos dos prefeitos e vice-prefeitos do PDT gaúcho. Luciano Orsi venceu a disputa com 57 votos contra 52 do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, e 23 do prefeito de Parobé, Diego Picucha. O prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild, é o vice-presidente que vai ajudar o prefeito campo-bonense na missão de presidir a Famurs.
Para Orsi, o momento é encarado como uma oportunidade de buscar ainda mais força para as decisões municipais. “Sempre acreditei que é nos municípios que as coisas acontecem, por isso defendo a pauta municipalista e entendo que podemos fazer um trabalho que ajudará não somente os campo-bonenses, mas todos os gaúchos”, observa.
Cabe aos partidos com melhor desempenho nas eleições municipais o comando da Famurs. E, agora, com a presidência sendo assumida por um prefeito de Campo Bom, a cidade passa a ter uma voz ainda mais forte na defesa dos interesses municipais.
Foto: Divulgação/PMCB